2024 03 08 Café da manhã dia da Mulher 39 1Em café da manhã, no Restaurante Universitário, mulheres da comunidade universitária foram enaltecidas

Galeria de imagens

Cerca de 200 mulheres participaram da confraternização realizada, na manhã desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, em um café da manhã, no Restaurante Universitário (RU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Durante o evento, foram servidos café, leite, sucos, frutas, pães e bolos. As mulheres também participaram de um sorteio de brindes.  

A cantora, compositora e produtora cultural, Mari Tenório, servidora pública do quadro efetivo da UEM, entreteve o público com um repertório de MPB. 

Prestigiaram o evento, a vice-reitora, Gisele Mendes, a chefe de gabinete, Maria Luisa Furlan Costa, o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques, a vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT), professora aposentada da UEM, e vários integrantes do 1º e 2º escalão da administração da Universidade. 

2024 03 08 Café da manhã dia da Mulher 46 1A vice-reitora fez uma retrospectiva dos eventos que antecederam a oficialização do Dia Internacional da Mulher pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mencionou o incêndio na fábrica têxtil de Nova York, em 1911, em que cerca de 130 operárias perderam a vida, a manifestação feita em 1908 por cerca de 1,5 mil mulheres em prol da igualdade econômica e política no país, um protesto, em 1909, que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York em uma greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas, entre outros eventos. 

Ela também citou várias conquistas femininas obtidas ao longo dos anos, como o direito ao voto, que só veio em 1932, falou também da dupla jornada, da diferença salarial de gênero, de leis que vieram proteger a mulher, como a Maria da Penha, que há 17 anos criminaliza e pune as pessoas que cometem violência doméstica e intrafamiliar.  

Mendes também enfatizou a importância das mulheres se unirem, principalmente, no momento de exercerem seu direito ao voto. Ela lembra que, apesar de haver uma regra na lei nº 9.504/1997 que prevê cotas de gênero, obrigando os partidos a respeitar o percentual mínimo de 30% para o gênero feminino, apenas 10% das candidatas são eleitas. “Por mais que as mulheres possam se candidatar em 30%, as pessoas não votam nas mulheres, nem as próprias mulheres escolhem as candidatas e nós somos a maioria da população. Nós precisamos votar em nós mesmas para que possamos fazer políticas públicas e leis em favor das mulheres”, reforça. 

2024 03 08 Café da manhã dia da Mulher 49 1O pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques, enalteceu as mulheres e agradeceu a todos que se empenharam na preparação do café da manhã em celebração às mulheres da comunidade da UEM. “Hoje é um dia importante, porém infelizmente não há muito que comemorar porque ainda há muita violência de gênero no Brasil e no mundo. Mas precisamos lembrar que as mulheres são fundamentais para a sociedade. Quando eu vejo as mulheres ocupando espaços, fico muito feliz. Parabéns a todas as mulheres, pelo esforço e dedicação de vocês. A minha oração é que Deus as abençoe, assim como o projeto de cada uma”, declara. 

O evento em homenagem às mulheres foi organizado pela PRH e RU.