Arte Intercambio virtual

Oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação da UEM aceita inscritos até o dia 20 de março

Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) têm até o dia 20 de março para se inscreverem em uma oportunidade de intercâmbio virtual realizada em conjunto com instituições de Honduras e Estados Unidos (EUA). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma on-line, por meio deste link.

O domínio do inglês, que será a língua franca das interações, é o único pré-requisito para a participação. Podem se inscrever estudantes de todos os cursos das quatro universidades organizadoras do evento - UEM, Universidade Pedagógica Nacional de Honduras, Universidade da Flórida, nos EUA, e Universidade de Penn State, também nos EUA. Também estão confirmadas as presenças de acadêmicos de Espanha, México, Argélia e Chile, entre outros países.

O intercâmbio virtual terá foco em ações de cidadania global, por meio de discussões interdisciplinares sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades síncronas e assíncronas ocorrem entre 25 de março e 16 de abril, com carga horária total de 8 horas e oferta de certificado de participação.

O primeiro encontro síncrono está marcado para o dia 2 de abril, a partir das 14h, com participação do orador convidado Benameur Nehar, professor da Universidade de Tlemcen, na Argélia. No dia 16 de abril, um segundo encontro síncrono promoverá espaços de discussão e reflexão entre os estudantes. A mediação será realizada por docentes das quatro universidades organizadoras.

Da parte da UEM, a organização e a mediação das interações ficarão a cargo da professora do Departamento de Letras Modernas (DLM), Luciana Cabrini Simões Calvo, responsável pelo setor de Internacionalização em Casa (IeC) do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da instituição.

Segundo a professora, a ação representa uma grande oportunidade para os acadêmicos. "É uma iniciativa de intercâmbio virtual para potencializar as ações de IeC. Os estudantes da UEM terão a oportunidade de interagir e desenvolver atividades conjuntas, enfocando os ODS, com outros discentes de diferentes universidades internacionais. Eles poderão debater e refletir sobre aspectos muito importantes para uma sociedade mais sustentável", explicou.

Os interessados podem tirar dúvidas com uma das organizadoras do evento pelo e-mail lch1@psu.edu. Também é possível contatar o ECI pelo endereço eci-iec@uem.br ou pelo telefone (44) 3011-4441.