WhatsApp Image 2024 03 06 at 17

Coordenadores dos projetos detalharam alternativas para melhorar a gestão do sistema de saúde pública

Terminou hoje (6), em Curitiba, o Seminário Estadual de Avaliação Final (SAF) da Chamada Pública 11/2020 do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). A Universidade Estadual de Maringá (UEM) esteve representada por um grupo de docentes responsáveis por compartilhar os resultados de suas pesquisas que impactam o sistema de saúde do Paraná.

Com dez projetos da universidade selecionados, o edital tinha como objetivo financiar pesquisas em temas prioritários para a saúde da população brasileira e promover a aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologia. Para essa chamada foi disponibilizado um valor de aproximadamente R$ 5 milhões para os 40 projetos escolhidos.

O programa é uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa-PR).

Projetos selecionados da UEM

Análise citogenética para avaliação dos danos causados por agrotóxicos e contextos de vulnerabilidade em viticultores da agricultura familiar da região Norte-Central do Paraná.

Coordenação: Alice Maria de Souza Kaneshima.

Exposição crônica a agrotóxicos e disfunções metabólicas e psicoemocionais: análise da microbiota fecal e perfil inflamatório como estratégia de investigação.

Coordenação: Simone Aparecida Galerani Mossini.

Ações estratégicas na atenção primária para pessoas idosas com doenças crônicas não transmissíveis que desenvolveram Covid-19.

Coordenação: Lígia Carreira.

Avaliação da segurança e da necessidade de ajuste de dose em prescrições de antiepiléticos para populações pediátricas e gestantes.

Coordenação: Andrea Diniz.

Plano de alta para pessoas dependentes de cuidados e seus cuidadores informais: promoção da continuidade do cuidado.

Coordenação: Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic.

Gestão e atenção: o cuidado e o saber-fazer do profissional de saúde a partir do cotidiano labora.

Coordenação: Daniele Almeida Duarte.

Telemonitoramento na rede de atenção às condições crônicas como recurso de apoio à autogestão da doença por pessoas com diabetes mellitus e hipertensão arterial.

Coordenação: Sonia Silva Marcon.

INPAKTS: Plataforma de gestão e monitoramento do impacto de intervenções e eventos externos em Séries Temporais na saúde materno-infantil, da mulher e da criança.

Coordenação: Eniuce Menezes.

Leite humano em pó: componentes, processamento, estabilidade e aleitamento materno.

Coordenação: Oscar de Oliveira Santos Junior.

Padronização de metodologia molecular para detecção dos Arbovírus (dengue, Zika e Chikungunya) em vetores do gênero Aedes sp. no município de Maringá.

Coordenação: Dennis Armando Bertolini.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)