2024 03 04 Cerimonia recebimento professores 38 1Docentes vindos da UENP, Unespar e Unioeste foram recebidos na manhã desta segunda-feira no câmpus-sede

Galeria de imagens

O Gabinete da Reitoria (GRE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recepcionou, na manhã desta segunda-feira (4), oito professores de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que foram transferidos para a Universidade. Os docentes vieram da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A cerimônia de recepção foi presidida pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli, a vice-reitora, Gisele Mendes, e a chefe do GRE, Maria Luisa Furlan Costa.  

Mendes lembrou que a vinda dos novos servidores só foi possível a partir da portaria nº 98/2022, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que regulamentou o processo de remoção de docentes e agentes universitários entre as IES. “Quero dizer que a nossa instituição é acolhedora, plural, inclusiva, democrática e que vocês fizeram uma excelente escolha. Ficamos tristes por perdemos alguns servidores que também foram removidos, mas felizes por acolher vocês. Nossa instituição tem 70 cursos de graduação, 56 cursos de pós-graduação e, em franca expansão, com pedidos de abertura de novos cursos de mestrado e doutorado, que já foram enviados à Capes para avaliação. A ideia é que a instituição se expanda cada vez mais e que vocês venham fazer parte desse grupo para fazer crescer a nossa universidade”, declara. 

Em seu discurso, Vanalli agradeceu os novos docentes por terem escolhido a UEM para a remoção, discorreu sobre a estrutura da Universidade e a atual gestão, que está focada em ouvir as demandas e encaminhar soluções para todos os setores da Universidade. O reitor também enalteceu a chegada deles. “Este é um momento especial, inédito, que só foi permitido em razão do avanço na legislação, o que é muito bom, traz mudanças, assim é a vida, feita de movimentos. Quero que saibam que a nossa gestão está à disposição de vocês e desejo que sejam muito felizes aqui”, frisa. 

A docente Maria Simone Novak, que veio da Unespar (câmpus Paranavaí), agradeceu em nome do grupo de professores removidos para UEM. “Esperamos que com a nossas experiências nas Instituições, com as nossas carreiras, possamos contribuir com o fortalecimento desta casa (UEM), que é patrimônio do Estado do Paraná. Sabemos que nossos pedidos estavam amparados na lei, mas entendemos que a lei também precisa do lado humano. Ou seja, não estaríamos aqui se a UEM não abrisse as portas. Agora, a gente espera poder corresponder e contribuir com a Instituição”, finaliza.  

Foram removidos para a UEM, Fabiane Freire França e Fábio Alexandre Borges, da Unespar (Campo Mourão); Maria Fernanda do Prado Tostes e Maria Simone Jacomini Novak, da Unespar (Paranavaí); Simone do Rocio Cit, da Unespar (Curitiba II); Jean Carlos Moreno e João Debastiani Neto, da UENP; e Márcio Antônio Both da Silva, da Unioeste (MCR). 

A recepção dos novos servidores também contou com a presença do pró-reitor de Ensino, Marcos Francisco; pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Silva; pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Maurício do Nascimento; pró-reitor de Recursos Humanos, José Maria de Oliveira Marques; superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá, Cremilde Radovanovic; diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Gilberto Fraga; diretor-adjunto do Centro de Tecnologia, Edwin Galdamez; e o assessor de Comunicação Social, Paulo César Pupim.