Livros

Poderão ser solicitados, em até dois lotes por instituição, os livros publicados pela editora nos últimos anos

A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) está realizando, até dia 30 de março, uma campanha de doação de livros direcionadas às instituições públicas do estado do Paraná. São cerca de 5.400 livros disponíveis que poderão ser solicitados em até dois lotes. 

Os livros selecionados para doação, disponíveis no edital que regulamenta essa campanha, foram publicados pela editora nos últimos anos e estão voltados para a produção, circulação e divulgação de diferentes áreas e temáticas de conhecimento. Trata-se, pois, de uma ação de impacto no âmbito das políticas públicas, voltada para um dos valores básicos das bibliotecas públicas: o acesso à informação e ao conhecimento veiculado nos livros. 

Interessados deverão encaminhar uma solicitação para o e-mail: livrariaeduem@uem.br, conforme o formulário constante no anexo II do edital. As bibliotecas que poderão receber a doação dos livros são: públicas, municipais, associações de bairros, escolas, universidades, presídios, organizações não governamentais sem fins lucrativos, autarquias, fundações ou de outras entidades públicas, exclusivamente do estado do Paraná. 

O objetivo principal dessa iniciativa é compartilhar conhecimento e incentivar a leitura em todos os espaços e redes de atuação pública do estado do Paraná, difundindo produções intelectuais de grande interesse, tornando obras de cunho técnico, artístico e científico acessíveis a públicos diversos. O diretor da Eduem, Angelo Priori, reforça a disseminação do conhecimento produzido dentro das universidades brasileiras, possibilitando assim que mais pessoas leiam gratuitamente os livros lançados pela editora.

Os livros estão organizados em quatro lotes fechados, com 27 títulos em cada um. O lote A contempla livros diversos que envolvem temas como história, história do Paraná, economia, política e meio ambiente. O lote B contempla títulos da área de educação, psicologia da educação, leitura e literatura. Os lotes C e D contemplam livros da coleção Fundamentum voltado para o ensino nas mais diversas áreas do conhecimento.

Os lotes poderão ser retirados gratuitamente na Livraria da UEM, localizada no Bloco F-05 do câmpus sede da UEM, em Maringá. Excepcionalmente, a editora poderá despachar os lotes para as entidades interessadas mediante o pagamento da taxa de correio, no valor de R$ 36 ou R$ 70 (a depender do lote solicitado). 

A Eduem espera, por meio dessa campanha, contribuir com o incremento de bibliotecas públicas, escolares ou não, por meio de uma bibliografia de qualidade e aprimoramento da formação acadêmica e profissional. Além disso, deseja atingir um número inestimável de usuários das bibliotecas contempladas e beneficiar alunos, professores e profissionais de diferentes áreas.

“Doar” é um ato de amor. “Doar” livros representa o compartilhamento de conhecimento e a possibilidade de os leitores entrarem em contato com novos universos de saberes e afetos.