WhatsApp Image 2024 02 29 at 13.55.26

Professoras Luciana Cabrini Simões Calvo e Syntia Lemos Cotrim representam a UEM em encontro realizado em São Paulo

Duas professoras da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão participando, nesta semana, de um evento organizado pela Embaixada dos Estados Unidos (EUA) no Brasil. Realizada em São Paulo-SP, a iniciativa reúne profissionais de diferentes universidades brasileiras para tratar da internacionalização no ensino superior.

Foram convidados docentes que já participaram de outros cursos organizados pela embaixada sobre o mesmo tema. Representando a UEM, foram selecionadas a docente do Departamento de Letras Modernas (DLM) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), Luciana Cabrini Simões Calvo, e a professora do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) e do Programa de Pós-Graduação na área (PGP), Syntia Lemos Cotrim.

Entre as Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses, somente a UEM e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foram representadas. Ao todo, participam do evento 50 professores de 28 IES diferentes, de 11 estados brasileiros. Há docentes de Letras, Medicina, Ciência da Computação, Bioquímica, Fisioterapia, Geociências, Direito, Administração e Engenharias, entre outras áreas.

Entre as atividades desenvolvidas estão palestras, dinâmicas em grupo e workshops sobre estratégias de internacionalização no ensino superior, com foco em “Inglês como Meio de Instrução” (EMI, na sigla em inglês para English as a Medium of Instruction).

De acordo com as professoras, a presença de docentes de diferentes áreas do saber e de várias universidades do Brasil tem possibilitado importantes trocas de conhecimento e experiências.

“Pudemos aprender mais sobre conceituações e estratégias voltadas ao EMI, para abordar em nossas aulas na UEM. Estamos pensando em parcerias futuras, especialmente para integrar inicialmente os nossos centros e, futuramente, outros centros, para o desenvolvimento de atividades de internacionalização e em língua inglesa”, afirmaram Luciana e Syntia, que representam os centros de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) e Tecnologia (CTC), respectivamente.

A programação começou na última quarta-feira (28), e segue até sábado (2), no prédio do Centro Paula Souza, na capital paulista. Todas as despesas dos participantes, incluindo transporte, hospedagem e alimentação, foram custeadas pela embaixada estadunidense, por meio do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO Office).