evento cap

Após estudarem a obra em sala de aula, alunos puderam conhecer e conversar com o premiado escritor baiano

Galeria de fotos

O Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu, na manhã desta quinta-feira (29), a visita do premiado escritor brasileiro Itamar Vieira Júnior, autor do livro “Torto Arado”.

No Auditório do CAP-UEM, o escritor baiano autografou livros, respondeu a perguntas dos estudantes e falou sobre sua trajetória profissional, o processo de criação de suas obras e a importância da leitura e da escrita. Estiveram presentes alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio, bem como professores e funcionários do colégio.

Também compareceram a diretora geral do CAP-UEM, Alessandra Martinho de Oliveira, o secretário municipal de Cultura, Victor Simião, e a diretora-adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Érica Fernandes Alves, que representou o reitor da UEM, Leandro Vanalli, no evento.

A visita de Itamar Vieira Júnior à instituição foi organizada pelas professoras de língua portuguesa Andrea Zíngara e Cecília Pope Guerra, além da responsável pela biblioteca do CAP-UEM, Angela Polaz. O escritor já havia aceitado o convite do colégio em 2023, mas o encontro foi adiado duas vezes, por questões de força maior.

Nesta semana, o autor veio ao Paraná para o lançamento do Clube do Livro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Maringá, que ocorreu nesta quarta-feira (28). Ele aproveitou a viagem e fez questão de comparecer ao CAP na manhã desta quinta-feira (29), por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) e da primeira-dama de Maringá, Eliane Maia.

Após o evento, Itamar Vieira Júnior comemorou a oportunidade de conversar com os estudantes. “As escolas públicas são o espaço de formação, por excelência, da sociedade brasileira. Para mim, é um dever participar de atividades como essa e ter contato com alunos que, muitas vezes, não podem ir a feiras literárias, ou a outros espaços onde eu estou. Acredito que tudo isso ajuda a formar novos leitores, e jovens leitores certamente terão um futuro melhor”, declarou.

O autor também falou sobre o uso de sua principal obra como instrumento de ensino em sala de aula. “‘Torto Arado’ conta um pedacinho pequeno da história do Brasil, mas pode nos ajudar a refletir sobre questões importantes ainda hoje, como o racismo, a reforma agrária, a reparação histórica para negros e indígenas, que são temas para se trabalhar nas escolas”, argumentou.

 

Aplicação pedagógica

Os estudantes tiveram o primeiro contato com a obra de Itamar Vieira Júnior no ano passado. O livro “Torto Arado” foi trabalhado em sala de aula durante as aulas de língua portuguesa do 3º ano do Ensino Médio, e no contexto da Semana da Consciência Negra, realizada em novembro.

Entre as atividades desenvolvidas com a obra, os alunos fizeram discussões em grupo, assistiram a vídeos e produziram cartazes sobre as temáticas abordadas na narrativa.

Por isso, até mesmo estudantes formados pelo CAP-UEM, que concluíram o Ensino Médio no ano passado, compareceram ao evento desta quarta-feira (29). Foi o caso da egressa Júlia Beatriz Anacleto, que teve a oportunidade de fazer uma pergunta ao escritor. “Ano passado, lemos o livro e tínhamos a esperança de conhecer o autor, mas ele não pôde vir. É muito gratificante ter ele hoje aqui na escola, porque dá muita representatividade para os alunos. Pessoas que nunca conseguiriam falar com ele ou tirar uma foto, e hoje puderam conversar com ele de perto. É uma experiência muito boa”, afirmou.

Para a professora Andrea Zíngara, a visita do escritor acrescenta muito às discussões promovidas em sala de aula. “Por ser um colégio de aplicação pedagógica, tudo aqui é pensado na aplicabilidade prática e na vida real dos alunos. Quando soubemos que o Itamar estaria em Maringá, movemos mundos e fundos para que ele pudesse vir até o colégio. Os alunos viram, na vida real, como acontece o processo criativo das personagens, o processo da escrita, como esse autor começou e hoje está tão famoso. Isso agrega muito”, destacou.

Já o secretário municipal de Cultura, Victor Simião, ressaltou que eventos como esse podem incentivar os estudantes a desenvolverem o hábito da leitura e da escrita. “Nós entendemos que era uma missão da Secretaria expandir ainda mais a visita do Itamar a Maringá. Dentro do CAP, que é uma escola pública de referência, temos pessoas de todas as classes sociais. Tem gente que já leu e tem gente que nunca iria ler, mas, a partir do encontro com um autor do tamanho do Itamar Vieira Júnior, a perspectiva muda. Nós imaginamos que, a partir de agora, possam surgir daqui romancistas, poetas e pessoas muito mais ligadas às artes”, explicou.

Em representação ao reitor da UEM, Leandro Vanalli, a diretora-adjunta do CCH, Érica Fernandes Alves, enfatizou a relevância dos temas abordados nas obras de Itamar Vieira Júnior para a educação dos estudantes. “Trazer um autor como o Itamar Vieira Júnior é um marco para a nossa Universidade. Em ‘Torto Arado’, ele abre as portas para aquelas pessoas que são invisíveis, que muitas vezes não são lembradas, que precisam de atenção e das políticas públicas. E dentro da Universidade, nós temos esse discurso presente”, argumentou. “Sem dúvidas, é algo para ser lembrado”, completou.

 2024 02 29 Evento autor Itamar V Jr CAP UEM 17 of 31

Visita de Itamar Vieira Júnior ao CAP-UEM reuniu autoridades, estudantes, professores e funcionários da instituição

 

Obras e prêmios

Nascido em Salvador-BA, Itamar Vieira Júnior tem 44 anos e estreou na literatura em 2012. Sua primeira obra foi o livro de contos “Dias”, vencedor do 11º Prêmio Projeto de Arte e Cultura da Bahia.

Em 2018, lançou o romance “Torto Arado”, que venceu o mais tradicional prêmio literário do Brasil, o Prêmio Jabuti, em 2020. Ao narrar a trajetória de duas irmãs que vivem em condições de trabalho escravo no sertão baiano, a obra provoca reflexões sobre racismo, distribuição de terras, violência de gênero e outras temáticas sociais relevantes. “Torto Arado” também venceu o Prêmio LeYa, de 2018, em Portugal, e o Prêmio Oceanos, em 2020.

Já no ano passado, o autor publicou seu segundo romance, intitulado “Salvar o Fogo”. Outras de suas obras são os livros de contos “A oração do carrasco” e “Doramar ou a odisseia: histórias”.

Além de escritor, Itamar Vieira Júnior é servidor público do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ele é graduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).