IMG 20231025 WA0023

Iniciativa busca desenvolver o senso de responsabilidade e participação da comunidade

Para conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e cadastro de medula óssea, o Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizada constantemente palestras e outras atividades em diversos locais como escolas, empresas, associações e órgãos públicos dos municípios que compreendem a 15ª Regional de Saúde.

Segundo a assistente social do Hemocentro, Angela Maria Tessaro, o conteúdo e a duração das palestras são adaptados de acordo com o público e tempo disponibilizado. “Além de sensibilizar também buscamos desconstruir mitos sobre o processo da doação. Apresentamos o Hemocentro, e o seu papel na comunidade, serviços oferecidos, a responsabilidade de todos na manutenção dos estoques, critérios para doação e algumas situações de inaptidão. Também abordamos critérios para o cadastro de medula óssea”, explica.

É por meio destas atividades que a equipe busca desenvolver o senso de responsabilidade, de participação e aprendizagem do processo de doação. Compreender isso, encoraja as pessoas a doarem sangue de forma rotineira e também a serem agentes multiplicadores. Normalmente as palestras são agendadas mediante a solicitação da comunidade. Para agendar é necessário fazer uma solicitação ao setor de captação de doadores de sangue pelo e-mail: dhe-social@uem.br.

Hemotur

Uma outra atividade que possibilita a sensibilização é o chamado Hemotur, que são visitas técnicas agendadas e acompanhadas por profissionais de cada área do Hemocentro. O objetivo é conhecer o ciclo do sangue, iniciado na recepção do doador e passa pelas áreas de triagem, coleta, captação de doadores, laboratórios de sorologia, imunohematologia, processamento, distribuição e transfusão.