WhatsApp Image 2024 02 28 at 17.05.48

Termo foi assinado ontem, com a presença da vice-reitora Gisele Mendes e do procurador jurídico Geovânio Rossato

Galeria de imagens

Ontem (27), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Prefeitura de Ivaiporã concordaram em estabelecer um termo de gestão compartilhada do Complexo Esportivo Leovegildo Barbosa Ferraz, conhecido popularmente como Sapecadão, e o Estádio Manoel Fernandes Silva. O documento contém cláusulas de uso e manutenção dos espaços.

A solenidade foi realizada no Sapecadão e reuniu autoridades, jornalistas e demais convidados. Estiverem presentes a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, o diretor do Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV/UEM), Eduard Bendrath, o prefeito licenciado, Carlos Gil, o prefeito em exercício, Marcelo Reis, o secretário municipal de Esporte, Silvio José, presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Montanheri, a chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano da UEM, Andreia Paula Basei, o procurador jurídico da UEM, Geovanio Rossato; e o ex-diretor do CRV, professor Ricardo Alexandre Carminato.

WhatsApp Image 2024 02 28 at 17.06.36 1

Para a vice-reitora, “é um termo interessante, bom para o município, para a cidade de Ivaiporã e para a UEM. E é bom que a universidade esteja em Ivaiporã. A instituição abarca diversos municípios (além do câmpus-sede, em Maringá, há câmpus em Goioerê, Cianorte, Umuarama, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte e Ivaiporã)”. Ainda segundo Gisele Mendes, também é importante mostrar o quanto é relevante a parceria da sociedade civil com o poder público.

WhatsApp Image 2024 02 28 at 17.06.36

Diretor do CRV, Eduard Bendrath destacou a dimensão e a história do Complexo Esportivo Leovegildo Barbosa Ferraz por considerar importante ser valorizado em benefício da população. “Em breve, iremos inaugurar o Centro de Referência do Paradesporto, o que será muito importante para o esporte de Ivaiporã”, comentou o diretor do Câmpus.

WhatsApp Image 2024 02 28 at 17.06.37

O prefeito Carlos Gil afirmou que foi uma importante decisão tomada pela Prefeitura e a UEM, porque a Prefeitura pode voltar a investir em obras e a universidade reforçar as atividades esportivas.

O termo de gestão compartilhada estipula que a UEM poderá utilizar as instalações para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por outro lado, a Prefeitura poderá utilizar esses espaços durante os horários que não estejam alocados para as atividades acadêmicas, desde que haja um acordo prévio entre os departamentos responsáveis.

WhatsApp Image 2024 02 28 at 17.06.37 1

Gisele Mendes mostra o mapa onde vai haver o recapeamento asfáltico em torno do estádio

Além disso, tanto a Prefeitura quanto a UEM concordam em dividir responsabilidades, como custos mensais de energia elétrica, água, segurança e manutenção das infraestruturas compartilhadas. Assim, ambas as partes assumirão parte dos gastos associados ao uso e à conservação dessas instalações.