Arte2

Iniciativa do Paraná Fala Idiomas é gratuita, on-line e voltada para estudantes, docentes e servidores estrangeiros

O Programa Paraná Fala Idiomas (PFI) aceita, somente até esta quarta-feira (21), inscrições para os cursos de português como língua de acolhimento para estrangeiros. O programa oferta vagas para estudantes, professores e técnicos internacionais das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná. Também podem participar pesquisadores ucranianos e seus familiares abrigados no estado.

Os interessados devem fazer a inscrição por meio deste formulário. A iniciativa é gratuita e será realizada na modalidade on-line. As aulas ocorrem entre a próxima segunda-feira (26) e o dia 21 de junho, com oferta de certificado de participação.

Os cursos ofertados são de “português em nível básico 1”, “português em nível básico 2” e “resumo acadêmico e apresentação oral em eventos”, com foco nas áreas de ciências humanas, ciências exatas, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas ou ciências biológicas e da saúde. Cada aluno pode escolher até dois cursos.

Somente na Universidade Estadual de Maringá (UEM), há, em média, 96 estudantes estrangeiros que frequentam cursos de graduação e pós-graduação, conforme relatório produzido pelo Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade.

O PFI é um programa do governo estadual, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que conta com apoio das sete universidades estaduais do Paraná. Para mais informações, é possível acessar o perfil do PFI Português no Instagram. Em caso de dúvidas, os estudantes podem contatar o e-mail pfi.portugues.adm@uel.br.