o medico possui uma fita vermelha conscientizacao sobre o hiv dia mundial da aids e dia mundial da saude sexual 1Gratuitos, os testes estarão abertos para as comunidades interna e externa e interna, no período da manhã

As comunidades interna e externa da Universidade Estadual de Maringá (UEM), poderão se submeter, gratuitamente, nesta sexta-feira (23), ao teste rápido para HIV/Aids, que será aplicado no Ambulatório Médico e de Enfermagem (AMB), bloco 1, câmpus sede da instituição.

O resultado do teste fica pronto em cerca de 15 minutos e é totalmente sigiloso. O atendimento ocorrerá das 8 até as 12 horas, com a equipe de médica do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) e da Secretaria de Saúde de Maringá. Além disso, também estarão disponíveis autotestes para a pessoa realizar em casa. O método tem eficácia de 99,98% se realizado de maneira correta.

Conforme o Ministério da Saúde, no Brasil 92% das pessoas em tratamento já atingiram a condição de estarem indetectáveis. Essa conquista se deve ao fortalecimento do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV. Exemplo disso, é que o país incorporou o dolutegravir como medicamento de primeira linha para tratar os pacientes.

O prédio do Ambulatório fica nas proximidades da Reitoria, Bloco 1, perto da agência da Caixa Econômica Federal. 

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)