mapeamento email 1

Dados coletados serão analisados de modo a dimensionar a pluralidade das produções culturais na universidade

Em uma iniciativa da Diretoria de Cultura (DCU) e do Comitê Gestor Cultural, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), pretende mapear a presença de artistas e agentes culturais dentro da instituição. Esse levantamento de dados faz parte da estruturação de um plano de políticas voltado ao reconhecimento e análise das produções realizadas pela comunidade acadêmica.

O objetivo é desenvolver o Plano de Cultura da UEM de forma participativa, por meio do preenchimento do formulário on-line, no intuito de contemplar a pluralidade dos artistas e agentes culturais nos câmpus regionais e sede.

De acordo com a Proposta de Plano de Cultura para a UEM, de 2017, os departamentos de ensino da universidade promovem eventos, como semanas acadêmicas e mostras de cinema, que abordam temas e desenvolvem atividades relacionadas às questões culturais, mas não integram um plano abrangente. No intuito de ser coordenado como uma política pública, a ação visa criar um sistema que articule os movimentos artísticos e culturais desenvolvidos pelas diferentes esferas da instituição.

O formulário leva, aproximadamente, cinco minutos para ser preenchido e pode ser respondido por discentes, servidores-técnicos e docentes que desenvolvam atividades artístico-culturais, mesmo que de forma amadora ou desvinculada do âmbito acadêmico.