Curso 2

Inscrições são gratuitas e já estão abertas, com vagas limitadas; iniciativa é colaboração entre UEM e Unesp

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece vagas para um curso sobre intercâmbio virtual, voltado aos docentes da Universidade. As inscrições já estão abertas e devem ser efetuadas por este formulário até a data de início das atividades, previsto para 4 de março.

A iniciativa é gratuita e ocorre por meio de uma parceria entre a UEM e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). São, ao todo, 30 vagas - 15 para cada universidade -, preenchidas por ordem de inscrição. Podem participar docentes de graduação e pós-graduação das duas Instituições de Ensino Superior (IES).

Realizado entre 4 de março e 4 de abril, o curso terá atividades síncronas e assíncronas, que totalizam uma carga horária de 10h, com oferta de certificado. As aulas síncronas começam no dia 14 de março e ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 14h às 15h30, via Google Meet.

Intercâmbio virtual

Conforme o ECI, o intercâmbio virtual é uma das possíveis iniciativas de Internacionalização em Casa (IeC) e consiste em uma uma colaboração entre duas turmas de graduação ou pós-graduação de instituições de países diferentes, via tecnologias digitais.

As aulas do curso incluirão discussões sobre como e por que desenvolver ações de internacionalização em sala de aula. Os docentes da UEM e da Unesp também serão incentivados a produzir, em colaboração, uma proposta de intercâmbio virtual, com intuito de vivenciarem o processo e as etapas de elaboração da atividade.

A coordenadora do curso pela UEM é a professora do Departamento de Letras Modernas (DLM) Luciana Cabrini Simões Calvo, responsável pelo setor de IeC na Universidade. Ela aponta que a atuação conjunta entre os docentes das duas IES é um dos objetivos da parceria.

“A ideia é que mais professores possam se engajar e oferecer atividades de intercâmbio virtual nas suas aulas. É uma iniciativa para contribuir com a integração entre os docentes e com a internacionalização do currículo das duas universidades, sem precisar viajar ao exterior, ou seja, sem mobilidade física”, destacou Luciana, que divide a organização das aulas com a professora Ana Cristina Salomão, da Unesp.

Mais informações sobre o curso podem ser consultadas aqui. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o ECI pelo telefone (44) 3011-4441 ou pelo e-mail eci-iec@uem.br.

Parceria

A parceria firmada entre o ECI e a Assessoria de Relações Externas (Arex) da Unesp reflete o engajamento das duas universidades com a internacionalização. Tanto UEM quanto Unesp são portadoras do selo Brazilian Virtual Exchange Program (BRaVE), concedido pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai).

O selo reconhece as IES brasileiras que oferecem aos estudantes atividades cooperativas e multiculturais on-line, por meio de disciplinas com interface internacional, em parceria com entidades estrangeiras. UEM e Unesp estão entre as 10 instituições brasileiras certificadas.