Conae 2024 1

Conae 2024 discute sobre a próxima década da educação e a elaboração do novo Plano Nacional de Educação

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está sendo representada na Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conae) por meio da diretora de Ensino de Graduação, Glaciane Cristina Xavier Mashiba, e da diretora-adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Érica Fernandes Alves. O evento ocorre na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília-DF, nos dias 28 a 30 de janeiro.  

A Conae é um espaço de debate onde representantes de diversos setores da sociedade se reúnem para discutir as políticas educacionais do país. O tema central é “Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. 

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a educação nacional. Segundo a diretora Glaciane Mashiba, “nossa participação está ocorrendo por meio dos colóquios e plenárias relacionados aos sete eixos propostos pelo documento referência da Conae”.

“Os debates têm sido muito ricos, em especial por propiciar o diálogo entre os diversos estados brasileiros, bem como todas as etapas da educação”, comenta Mashiba. Vale lembrar que a etapa nacional foi precedida de conferências estaduais, distritais e municipais.  

“Essa conferência preconiza uma educação pautada no exercício do respeito, da tolerância, da promoção e a valorização das diversidades. Deste modo, a UEM, que é um espaço inclusivo e primordial no desenvolvimento da ciência, será amplamente beneficiada com as políticas propostas para a próxima década no PNE”, finaliza a diretora de Ensino de Graduação.

A Conae 2024 é organizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) e pelo Ministério da Educação (MEC).

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)