f16b9083 f49a 4dc9 8188 bbe8f6a182ba

Unidade teve aumento no número de coletas e ajudou a abastecer os estoques de todo Paraná

O Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá, serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), coletou em 2023 quase 12 mil bolsas de sangue. Este número expressivo foi possível graças aos mais de 14.200 candidatos à doação que compareceram a unidade.

Além disso, o Hemocentro contribuiu para o abastecimento de sangue no Paraná, enviando 8.841 bolsas de hemocomponentes para Rede Hemepar, que atua em todas as regiões do Estado.  A unidade também atendeu as mais de 6,5 mil transfusões referentes às solicitações das unidades conveniadasnos municípios que compõem a 15ª Regional de Saúde e abasteceu a Agência Transfusional da cidade de Colorado com o envio de 720 bolsas.

“Tivemos um aumento nas coletas em relação aos anos anteriores e isso possibilitou que o Hemocentro de Maringá cumprisse com 100% das solicitações de transfusões recebidas das suas unidades conveniadas. Também temos um papel fundamental na manutenção dos estoques de hemocomponentes em todo o Paraná. Tudo isso devido ao trabalho colaborativo da equipe multiprofissional que está alinhado diretamente ao sistema de gestão de qualidade organizando de forma correta todos os processos relacionados à doação de sangue”, destaca o diretor Gerson Zanusso Junior.

Atendimentos Ambulatoriais

O ambulatório do Hemocentro, que é referência para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de coagulopatias e hemoglobinopatias hereditárias para 30 municípios de região, atendeu no ano passado quase 3 mil pacientes com hemofilia A ou B, Doença de Von Willebrand, Doença Falciforme, talassemia e outros.

Coletas externas

A unidade móvel do Hemocentro realizou 14 coletas externas de sangue e esteve em 10 municípios da região em 2023. Durante este ano, as coletas externas atenderam 1109 doadores, coletando 847 bolsas de sangue. Essa modalidade é importante, pois possibilita que moradores de outras cidades possam fazer a doação, contribuindo para fidelização e manutenção dos estoques de sangue.