foto live

Concursos aprovam mais de 1.700 estudantes para a Universidade; confira orientações sobre prazos e matrículas

Foto: Mileny Melo

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou, na manhã desta quinta-feira (25), os resultados do Vestibular de Verão e do Processo de Avaliação Seriada (PAS) de 2023. O anúncio dos aprovados foi precedido por uma live com as presenças do reitor da UEM, Leandro Vanalli, e da vice-reitora, Gisele Mendes, transmitida na página oficial da Universidade no Instagram. A live foi apresentada pela jornalista do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM, Lizandra Gomes.

Pontualmente, às 10h, ainda durante a transmissão, o reitor publicou on-line os resultados dos dois concursos, que podem ser consultados no site da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU). Foram 1.148 aprovados no Vestibular, que representaram um preenchimento de 94,8% das vagas ofertadas no concurso. No caso do PAS, foram mais 612 aprovados, totalizando 1.760 estudantes aptos a ingressar na Universidade.

Os números indicam o sucesso das mudanças no formato do Vestibular da UEM, implantadas pela CVU no começo do ano, com o objetivo de melhorar o aproveitamento das vagas. Com a eliminação da prova de conhecimentos específicos, os candidatos podem escolher até três opções de cursos. O índice de vagas ociosas, que atingiu mais de 21% no Vestibular de Verão 2022, caiu para apenas 4,3% em 2023, quando combinados os concursos de inverno e verão.

No Vestibular de Verão, mais de 8 mil candidatos concorreram às 1.211 vagas. Dessas, 770 foram reservadas a cotas sociais, raciais e para Pessoas com Deficiência (PcD). Mais de 23 mil estudantes se inscreveram no PAS, que ofertou 754 vagas aos candidatos da terceira etapa do processo. Um total de 19 oportunidades foram exclusivas a PcD.

Nesse contexto, a Reitoria aproveitou a transmissão para anunciar, ao vivo, um importante avanço em relação à inclusão na Universidade: a partir de 2024, os concursos do PAS/UEM e do Sistema de Seleção Unificado (Sisu/UEM) passarão, também, a ofertar cotas sociais e raciais.

 

Aprovados

Além da publicação do resultado em tempo real, às 10h, a transmissão ao vivo teve outra surpresa aos candidatos. Os primeiros colocados gerais do Vestibular de Verão e do PAS foram anunciados ao vivo e de forma antecipada, por reitor e vice-reitora.

O estudante Rodrigo Dimbarre Ingles, de Ponta Grossa-PR, teve a melhor pontuação entre todos os inscritos no Vestibular de Verão. Ele fez 355 pontos de 420 possíveis e conseguiu a aprovação para o curso de Medicina. “Eu criei uma rotina de estudos desde o segundo ano (do Ensino Médio) e me disciplinei. Estudava todo dia e assistia às aulas, sem falta. Também é importante fazer exercícios, resolver provas antigas, e foi assim que eu aprendi”, contou. “O Vestibular da UEM é muito concorrido, é uma prova muito bem elaborada. Então, fiquei muito surpreso e feliz quando eu descobri o resultado”, comemorou o jovem de 17 anos.

Já Felipe Mandalozzo Tebcherani, também de 17 anos, foi o primeiro colocado entre os aprovados pelo PAS. Com a melhor pontuação total das três etapas, o jovem também passou em Medicina. “O Seriado exige que você tenha uma boa pontuação nos três anos, você não pode escorregar em nenhum deles. Então, exigiu muito da minha maturidade para estudar, desde quando eu era mais novo. Realmente, valeu a pena”, relatou. Natural de Ponta Grossa, ele agora avalia a mudança para Maringá. “Certamente estou considerando a qualidade da UEM, que é uma ótima universidade. Fiquei muito feliz, porque a aprovação era algo que eu queria muito”, afirmou.

Levando em conta somente a terceira etapa do processo, realizada por estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a melhor pontuação foi de Felipe Alves dos Santos. Natural de Toledo-PR, ele comemorou a vaga na UEM, também para o curso de Medicina. “Durante esses três anos, sempre fiz questões específicas da UEM para conhecer melhor a prova e foquei nas partes dos editais que eu tinha dificuldade, estudando um pouquinho a cada dia”, revelou. “Fiquei muito feliz, porque desde pequeno o meu sonho é estudar Medicina, e a UEM é uma universidade excelente. Não tinha como ser melhor a sensação!”, completou.

Durante a live, também foram citados os nomes de Catharina Barbosa Spegiorin - melhor colocada na segunda etapa do PAS e na soma parcial de primeira e segunda etapas - e Diogo Henrique Monteiro Pereira - melhor classificado na primeira etapa do processo.

Houve também uma menção especial à candidata Edna da Silva Frison, aprovada no Vestibular de Verão 2023 para o curso de Serviço Social, desenvolvido no Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã. Moradora de Jardim Alegre-PR, Edna foi a aprovada mais velha desta edição, aos 62 anos de idade. “Cursar Serviço Social era uma vontade antiga, mas, na minha época, não tinha oportunidade aqui na região. Tenho uma filha formada em Serviço Social e sempre me interessei por defender as causas sociais”, explicou.

Agora, a mais nova caloura da UEM terá que dividir a rotina de pedagoga, em Jardim Alegre, com a vida de estudante, em Ivaiporã. “Vou trabalhar de dia e estudar à noite. Meu primeiro sonho era esse, então fiquei muito feliz. Para buscar o que a gente almeja, tudo vale a pena”, afirmou.

 

Matrículas e lista de espera

Os aprovados no Vestibular e no PAS devem efetuar matrícula de 1º a 7 de fevereiro, por meio deste site. Outras orientações para a realização da matrícula podem ser encontradas no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA).

Candidatos não convocados em primeira chamada devem manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 9 a 18 de fevereiro. A manifestação de interesse deverá ser feita em endereço eletrônico específico para esse fim, que será aberto no site da DAA. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorrerá a partir do dia 20 de fevereiro.

Em caso de dúvidas quanto à classificação devido ao novo formato do concurso, os vestibulandos podem consultar um vídeo explicativo elaborado pela CVU. A Secretaria Virtual da CVU/UEM estará disponível para tirar dúvidas pelo telefone e Whatsapp (44) 3011-5700. Também é possível enviar questionamentos aos endereços de e-mail vestibular@uem.br e pas@uem.br.