Reunião PEN PROPAE

Objetivo é estreitar laços entre a universidade e o órgão municipal para o desenvolvimento de ações coletivas

Ontem (15), a Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e o Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), se reuniram com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência para propor ações coletivas no atendimento às pessoas com deficiência (PcD), a fim de estreitarem laços entre a instituição e a secretaria.

Participaram as seguintes autoridades: o pró-reitor de ensino, Marcos Vinicius Francisco; a professora e coordenadora do Propae, Hilusca Alves Leite; a secretária, intérprete de libras e guia-intérprete, Maria Elizabeth Dumont Negrelli, e o superintendente Tiago Noda.

Na reunião foram discutidas as ações no atendimento aos estudantes com Surdocegueira (deficiência que compromete, em diferentes graus, os sentidos da visão e audição), já que a UEM terá um estudante nessa condição, aprovado no vestibular, para cursar Filosofia, no ano letivo de 2024.

O Propae presta, atualmente, acompanhamento especializado direto e indiretamente a 106 estudantes, sendo 96 nos cursos de Graduação e 10 em cursos de Pós-Graduação Stricto-Sensu. O Programa recebeu um novo espaço, em meados de 2023, e conta com cinco salas destinadas ao atendimento de estudantes com deficiência. São 5 servidores, 5 intérpretes de libras/guia-intérprete, 30 monitores, 10 bolsistas, além de 4 professores que têm oportunizado o acesso a recursos desenvolvidos e/ou adaptados tais como: impressões em braile e fonte ampliada; textos digitalizados em formato acessível a alunos com baixa visão; acompanhamento de acadêmicos atendidos na realização de avaliações ou atividades de estudos; remoção de barreiras físicas e atitudinais, promovendo assim, a ampliação do acesso e permanência. Ele está localizado no Bloco B-33, sala 03, da PEN.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)