memoria Eduem 01Entrevistas com responsáveis pelas primeiras publicações científicas da Eduem podem ser vistas no YouTube

O projeto ‘Memórias da Eduem’, criado em 2022 pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), em parceria com a Assessoria de Comunicação da Universidade (ASC), retoma a produção e publicação de programas de vídeos no canal da UEM TV no YouTube. Na nova fase, os entrevistados são os editores-chefes dos periódicos mais antigos do catálogo da Eduem.

De acordo com o professor Carlos Herold Junior, editor-chefe da Eduem, o objetivo é comemorar os 50 anos da publicação do primeiro periódico da editora, em 1974, a Revista Unimar, a primeira divulgação científica da Universidade. Hoje, o portfólio da editora contempla 35 periódicos de diversas áreas do conhecimento.

Para comemorar o jubileu, as entrevistas buscam destacar e refletir sobre as memórias daqueles que participaram da criação das primeiras publicações ou atuaram em periódicos que se destacam no cenário nacional ou internacional, bem como em revistas que se dedicam a divulgação do conhecimento em nível local e regional, que tenham impacto relevante na extensão universitária.

O primeiro programa destaca o Journal of Physical Education, publicado de forma contínua pelo Departamento de Educação Física da UEM, desde 1989. Para falar sobre ele, foram convidados o professor Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, o primeiro editor-chefe, e o professor José Luiz Lopes Vieira, editor-chefe de 2005 a 2018.

Oliveira revelou as principais dificuldades daquela época na universidade para a montagem do jornal e as conquistas obtidas ao longo de quase duas décadas, período em que ficou à frente da publicação. Na opinião dele, o periódico hoje é referência nacional e internacional e o caminho é buscar a inclusão dele em outros bancos de dados. O professor acredita que o voluntariado dos docentes foi e é fundamental para a continuidade e crescimento da publicação.

O professor Vieira contou em detalhes as várias transformações que aconteceram nos 14 anos que editou o jornal da Educação Física. Entre elas, a passagem do impresso para o eletrônico e a entrada para o Qualis Capes. “Meu sonho é que o Journal of Physical Education entre na Web of Science (WoS), a base de dados produzida pelo Institute for Scientific Information (ISI), assim a  gente começa a ter um fator de impacto, este é o próximo grande salto qualitativo”, prospecta.

Psicologia em Estudo

memoria Eduem 02O segundo programa destacou o periódico Psicologia em Estudo, criado em 1996. Para falar sobre a publicação, os convidados foram a professora Maria Lucia Boarini, editora-chefe de 1996 a 2005, e o professor Alvaro Marcel Palomo Alves, que ingressou na publicação em 2011 e, desde 2014, é o editor-chefe da publicação.

Boarini detalhou como se deu a criação da revista, as lutas devido a falta de estrutura e como ela se iniciou a partir de um projeto de extensão. A primeira editora-chefe relatou as dificuldades de produção, pois na época não haviam computadores e a internet era discada. Ela conta toda a difícil trajetória até a conquista da qualificação nacional em 1999, que garantiu a entrada na SciELO e na PsycInfo, bem como o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). "Eu tenho orgulho do que fizemos. É um filho muito lindo que foi gerado e multiplicado em série", conclui.

Além de relatar todas as mudanças e avanços da publicação, Alves, o atual editor-chefe, destacou que, atualmente, as lutas são para se manter na SciELO e obter a indexação no ISI.

O programa Memórias Eduem é apresentado por Marcelo Henrique Galdioli, comunicólogo da UEM FM 106,9 e o mediador das entrevistas é o professor Carlos Herold Junior.

SERVIÇO:

Link vídeo - Journal of Physical Education: https://www.youtube.com/watch?v=U5RXlU-_yb0&list=PLd_0iu1rFRZwN0oNYSTpPJ0E3FVHefPAS&index=2

Link vídeo - Psicologia em Estudo: https://www.youtube.com/watch?v=KbaC3o2nATc&list=PLd_0iu1rFRZwN0oNYSTpPJ0E3FVHefPAS&index=1

Link de acesso aos periódicos: https://periodicos.uem.br/ojs/