formatura Medicina dez 2023 01

Cerimônia ocorreu na tarde de quinta-feira (21); novos médicos integram a lista de mais de 81 mil formados

Galeria de fotos

Na tarde desta quinta-feira (21), em solenidade realizada no Auditório do Bloco-33, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) entregou diplomas para 37 formandos do curso de Medicina, que concluíram o curso no ano de 2023. Os novos profissionais passaram a compor o rol de 81.726 formados pela UEM. A colação de grau antecipada contou com a presença de chefes de departamentos, coordenadores de curso, professores, familiares e amigos.

A antecipação da formatura foi solicitada pelos futuros profissionais por conta dos programas de residência médica que se iniciam nos meses de fevereiro e março, antes da colação de grau marcada no Calendário Acadêmico da Instituição.

A cerimônia foi presidida pelo reitor Leandro Vanalli e a mesa de honra foi composta também pela vice-reitora, Gisele Mendes, pela diretora da 15ª Regional de Saúde, Elisabete Kobayashi, chefe de gabinete da reitoria, Maria Luisa Furlan Costa, superintendente do Hospital Universitário, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Miguel Machinski Júnior, pró-reitor de ensino, Marcos Vinicius Francisco, chefe do departamento de Medicina, Silvia Maria Tintori, e o coordenador do curso de graduação em Medicina, Paulo Roberto Donadio.

O reitor Leandro Vanalli iniciou o discurso se dirigindo aos formandos com a pergunta: “qual o sentido da vida?”. E que no contexto da profissão deles, que é o de prestar atendimento às pessoas na área de saúde, talvez a resposta seja: “o que posso fazer por você hoje?”. Vanalli ainda citou um trecho da música “Muros & Grades”, da banda Engenheiros do Hawaii, onde a letra diz “o quase tudo quase sempre é quase nada/E nada nos protege de uma vida sem sentido”.

A vice-reitora destacou a importância do direito à saúde e da missão do médico de salvar vidas. “Ele cuida do nosso bem mais precioso que é a nossa saúde, o nosso bem-estar físico e mental”, declara. Mendes também recorda que durante sua graduação, ela fez os seus estudos na área do direito médico e que isso a fez ficar bem próxima também desta área. “Entendi que cuidar, nem sempre é curar, mas sempre é cuidar. Esse lado humano da profissão médica é importantíssimo para que as pessoas possam ter um acolhimento, pois não são meros prontuários, são seres humanos, que precisam sempre ser tratados com toda a dignidade”, conclui.

A turma homenageou os professores Marcos Borges Machado, como patrono do curso de Medicina, e a professora Fernanda Maria Borghi, como nome de turma. A chefe do departamento de Medicina, Silvia Tintori, também foi indicada como paraninfa dos formandos do curso de Medicina.

O graduando Eduardo Falco Knaut prestou juramento em nome de seus colegas e o formando Leonardo Niero Santos foi o orador da turma. Já a entrega dos diplomas foi feita pelo coordenador do curso de graduação em Medicina, Paulo Roberto Donadio.