base de dados 2023 uemCom a publicação, a Universidade presta contas à sociedade e revela dados estatísticos de suas atividades em 2022

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou a Base de Dados 2023. Em 108 páginas, a publicação traz um diagnóstico de todas as atividades desenvolvidas pela Universidade em 2022, revelando para a comunidade interna e externa a dimensão do tamanho e atuação da UEM em Maringá e região noroeste.

O relatório reúne em treze capítulos os principais dados estatísticos dos sete câmpus, entre eles revela que, em 2022, a UEM contabilizou 67 cursos de graduação, 31 polos de ensino a distância, 27 residências médicas e multiprofissional, 14 cursos de especialização, 56 programas de mestrado, 29 programas de doutorado, mais de 1.700 projetos de pesquisa e iniciação científica e desenvolvimento tecnológico, 14.543 alunos matriculados, 2.007 graduados, 2.560 ingressantes, entre outros dados.

O pesquisador institucional Ademir Aparecido Constantino, organizador do relatório, explica que o principal objetivo é reunir dados das mais diferentes áreas da universidade, tanto de ensino, pesquisa e extensão, que mostrem a produção em termos quantitativos e qualitativos. “Nesta 36º edição, acrescentamos o número de bolsistas produtividade em desenvolvimento tecnológico e inovação do CNPq. O principal destaque é que a UEM atingiu um total de 173 bolsistas, sendo seis agentes universitários. Esse é o maior número dos últimos anos, estando bem à frente de todas as IES estaduais do Paraná”, destaca.

Ao mesmo tempo que presta contas à sociedade, o documento público é uma ferramenta de consulta ao cidadão que deseja conhecer a universidade detalhadamente. Para o reitor Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes, a Base de Dados ajuda nas tomadas de decisão internas por parte dos gestores, pois são importantes informações que servem de base para nortear o planejamento, a gestão e os investimentos da Universidade e seus distintos setores.

O professor doutor Maurício Reinert do Nascimento, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, destacou os números da Pós-Graduação, que elevaram tanto em qualidade quanto em quantidade na formação profissional e na pesquisa. De acordo com os dados, ao mesmo tempo que houve aumento no número de matriculados nos cursos de especialização e residências médica e multiprofissional, cresceu a oferta de cursos de mestrado e doutorado. A UEM também obteve um aumento nas notas de avaliação emitidas pela Capes, ampliando o número de programas classificados como de qualidade internacional de 3 para 7. Para Nascimento, esse crescimento da pesquisa gera um potencial de inovação demonstrado pelos pedidos de registros de marcas e patentes. “São esses resultados que levaram a UEM a permanecer nos rankings internacionais, aparecendo entre as melhores universidades brasileiras e sulamericanas”, conclui.

SERVIÇO - A Base de Dados 2023 da UEM está disponível para download da versão PDF (Portable Document Format Adobe) neste link aqui