relatorio sustentabilidade 2023Publicação reúne práticas da Universidade que cumprem 17 metas propostas pela ONU para o desenvolvimento sustentável

Os desafios ambientais que ameaçam o futuro do planeta, como a mudança climática, a perda da biodiversidade e a escassez de recursos naturais, tornam cada vez mais evidente a importância da sustentabilidade. Em sintonia com esta urgência, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) vem continuamente promovendo ações sustentáveis que resultem em um desenvolvimento que respeite os limites do meio ambiente e preserve-o para as futuras gerações.

Para divulgar as medidas sustentáveis adotadas pela UEM, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) acaba de lançar o “Relatório Sustentabilidade 2023: Ações da Universidade Estadual de Maringá para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, esta é a 5ª edição do documento, que vem sendo publicado desde 2019, anualmente.

Em 299 páginas, foram reunidas algumas das inúmeras ações que a Universidade realizou no ano de 2022, buscando atender aos três âmbitos da sustentabilidade: social, econômica e ambiental. O critério de seleção para inclusão dos conteúdos deste relatório foi baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta coletânea, as ações foram classificadas de acordo com os ODS, sendo apresentadas, portanto, em 17 capítulos.

“A publicação destaca ações que são desenvolvidas pela instituição de maneira organizada de modo a ficar mais claro como a UEM atua em relação a cada um dos ODS”, destaca o chefe da Divisão de Planos e Informações, professor doutor Márcio Noveli, organizador do relatório. De acordo com Noveli, a 5ª edição acrescentou dados sobre o sistema de cotas sociais e sobre bolsa permanência.

A maior parte do conteúdo consiste em uma seleção de peças jornalísticas desenvolvidas pela Assessoria de Comunicação Social (ASC) da UEM, sendo apresentadas de forma resumida, mas com links que permitem o acesso aos materiais originais.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes, reforçam que a busca pela sustentabilidade é uma ação contínua na Universidade e que resultados recentes demonstram este trabalho. Entre as diversas conquistas em rankings internacionais, a reitoria destaca o QS Sustentability Ranking, publicado em dezembro de 2023, da consultoria britânica Quacquarelli Symonds, especializada em instituições acadêmicas. Segundo o ranking, a UEM está entre as universidades mais sustentáveis do Brasil para 2024, e também foi escolhida como a mais sustentável das Instituições Paranaenses de Ensino Superior.

Além, do ranking internacional, a UEM também foi contemplada pelo Instituto ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), em parceria com a ONU, com o Selo ODS Ouro, por dois anos consecutivos (2022 e 2023), e que o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) recebeu o Selo ODS Prata em 2022 e recentemente o Selo ODS Ouro em 2023”.

Para Vanalli e Mendes, estes reconhecimentos “espelham o compromisso da atual reitoria com a proteção do meio ambiente e a garantia de um ambiente ecologicamente sustentável para as presentes e futuras gerações, como prevê as legislações nacionais e os pactos globais”.

O relatório pode ser acessado aqui

17 ODS da ONU

1- Erradicação da Pobreza