engenheiro mecânico pixabayInscrições vão de 8 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024; estão disponíveis cinco linhas de pesquisa de duas áreas

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PEM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abre a partir desta segunda-feira (8) as inscrições para mestrado em Engenharia Mecânica para o primeiro semestre de 2024, contemplando alunos regulares e não regulares. A inscrição é isenta de taxas.

Ao todo, estão sendo ofertadas 36 vagas, sendo 28 para ampla concorrência, quatro para cotas e quatro para pessoas com deficiência (PCD). O curso de pós-graduação é dividido em duas áreas de concentração: Ciências Térmicas e Materiais. Das cinco linhas de pesquisa ofertadas, três são da área de Ciências Térmicas: Análise energética de equipamentos e sistemas térmicos; Métodos computacionais em fenômenos de transporte e Automação, instrumentação e controle de processos. Já na área de Materiais tem duas linhas de pesquisa: materiais metálicos e não-metálicos.

Os interessados devem se inscrever de 8 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024, somente pela internet. De acordo com o edital, o candidato deve ter diploma de nível superior ou estar concluindo o curso superior com colação de grau prevista para 2024. São considerados cursos prioritários para o PEM: Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Energia, Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Controle Automação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Química, Física e Matemática.

O processo de seleção é classificatório e consiste em análise do Histórico Escolar de Graduação, Currículo Lattes e Entrevista, realizada por uma banca composta por professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação. O edital da ordem das entrevistas será publicado até o dia 5 de fevereiro de 2024 no site da PEM. Na entrevista, serão analisados a motivação para o curso, vocação para a pesquisa, convicção e objetividade.

O resultado final será divulgado em edital no dia 9 de fevereiro (período da tarde) no site www.pem.uem.br. O semestre terá início no dia 4 de março e o término no dia 21 de junho de 2024.

Mestrado acadêmico em Engenharia Mecânica

Áreas de concentração: Ciências Térmicas e Materiais