ailton presidente cddca

Ailton Morelli, do DHI, assume mais uma vez o Conselho com apoio de representantes do PCA e da Aesmar

O professor do Departamento de História (DHI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e membro do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), Ailton José Morelli, foi eleito para o segundo mandato como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Maringá. A eleição ocorreu na quarta-feira, dia 13 de dezembro.

A suplente de Morelli é a professora da UEM Thaís Godoi de Souza,  também membro do PCA.  Além disso, a coordenadora do Programa da UEM, Paula Marçal Natali, vai participar da nova gestão como vice-conselheira do representante da Associação de Educadores Sociais de Maringá (Aesmar) Marcelo Colavitto. As duas organizações têm cadeiras na entidade municipal por apoiarem ações ligadas à temática do CMDCA.

O Conselho desempenha o papel de debater e monitorar as políticas voltadas para crianças e adolescentes e atua na análise contínua da situação dos jovens no município de Maringá. O Conselho também se envolve na elaboração de políticas públicas em conformidade com a Constituição Federal e com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“O CMDCA busca por ações efetivas que assegurem os direitos fundamentais da juventude, o que demanda a colaboração ativa com entidades governamentais, privadas e outras instituições comprometidas com a assistência do bem-estar infanto-juvenil, o que se torna significativo na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes”, explica a coordenadora Paula Natali.

O professor Morelli informou que foram definidas algumas áreas prioritárias de ação do Conselho, para a próxima gestão: serviço de acolhimento de crianças e adolescentes; inclusão; saúde (geral, mental e vacinação); aprendizagem; formação em educação social; crianças indígenas; prevenção e tratamento de uso abusivo de drogas; implantação de sistema de combate violência contra crianças e adolescentes; e intersetorialidade (esporte, cultura, lazer, saúde, assistência e educação).

Ainda está nesta lista de Ailton Morelli o aperfeiçoamento do banco de projetos como forma de trabalho do Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (DCA). O grupo vai, também, trabalhar na elaboração de novo Plano Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes; no Plano de acolhimento; Plano Municipal de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiar e Comunitário; no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase); e lutar por um orçamento específico para ações em favor da criança e do adolescente.

“Essas são as linhas básicas, além de fortalecer os conselhos tutelares, ampliar as ações com as organizações sociais e difundir o princípio das crianças e adolescentes como prioridade absoluta”, concluiu o presidente do Conselho.

Texto redigido em colaboração com o estagiário do PCA, Daniel Willian Paitad Alves, aluno do curso de Comunicação e Multimeios da UEM