Enemat

Finalidade é promover discussão sobre o ensino de matemática no âmbito escolar, bem como a divulgação de pesquisas

O Programa de Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (ProfMat), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove de 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024, o Primeiro Encontro Nacional de Ensino de Matemática (ENEMat). O evento será realizado no Anfiteatro Professor Yoshiaki Fukushigue, no bloco E90, do Departamento de Matemática (DMA), no câmpus sede. 

Este encontro tem como finalidade promover a discussão sobre o ensino de matemática no âmbito escolar, bem como a divulgação de pesquisas, práticas e experiências relacionadas ao ensino da matemática. O evento pretende estabelecer o contato entre pesquisadores, acadêmicos e profissionais da educação básica para viabilizar colaborações futuras e obter retorno sobre pesquisas. 

Para alcançar seus objetivos, este evento terá várias atividades como: palestras sob a temática das questões pedagógicas e o uso de tecnologias digitais em sala de aula apresentadas por renomados pesquisadores convidados da área de ensino da matemática; minicursos e oficinas com temas interessantes para professores da educação básica desenvolver em sala de aula e uma sessão de comunicação, em que os acadêmicos terão a oportunidade de expor seus trabalhos e trocar experiência com os demais pesquisadores. E por último haverá uma mesa redonda onde serão discutidas as relações étnico-raciais e a matemática. 

O público-alvo do encontro são professores da rede básica de ensino, alunos de graduação, professores do ensino superior, alunos da rede básica e comunidade em geral. 

As comunicações, palestras e minicursos serão publicadas na revista “Jornal Eletrônico de Ensino e Pesquisa de Matemática (JEEPEMA)”.

As inscrições podem ser realizadas por meio deste site. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.