Design sem nome 1

Portaria do Inep autoriza instituição a aplicar provas do Celpe-Bras a partir de 2024, no Instituto de Línguas

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi credenciada como centro aplicador do exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A oficialização ocorreu por meio da Portaria nº 533 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), datada da última terça-feira (28).

Com isso, a partir de 2024, a Universidade passará a aplicar, em seu câmpus sede, a prova que atesta o domínio da língua portuguesa para refugiados, estudantes e outros estrangeiros residentes no Brasil. A certificação é necessária para que os migrantes possam ingressar no ensino superior, atuar no mercado de trabalho qualificado e solicitar a sua naturalização no país, entre outros.

Segundo o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Renato Leão Rego, a UEM havia se candidatado para o credenciamento em 2022. “Esta demanda nos chegou através da Prefeitura Municipal. O exame tem sido aplicado, no Paraná, em Londrina e Curitiba, com número máximo de inscritos e com o agravante das despesas de locomoção dos candidatos. Também justificamos a necessidade pelo número de estudantes internacionais, refugiados e migrantes, que vivem em Maringá”, explicou.

No início do mês, uma equipe de servidores da UEM recebeu treinamento de capacitação do Inep para a aplicação da prova. O grupo foi formado por integrantes do ECI, professores do Instituto de Línguas (ILG) e professores e doutorandos do Departamento de Letras Modernas (DLM) da UEM, sob coordenação da professora Neiva Maria Jung.

As provas do Celpe-Bras são aplicadas duas vezes ao ano, em abril e outubro, em datas definidas pelo Inep. O exame inclui teste escrito e oral, ambos presenciais, que serão realizados no ILG/UEM.

Conforme o ECI, a aplicação do exame na Universidade também estimula a vinda de estudantes internacionais, por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), do Ministério das Relações Exteriores. “Esta é mais uma ação do ECI para a internacionalização da UEM”, completou o coordenador.

Curso preparatório

Agora centro aplicador do Celpe-Bras, a UEM já oferece cursos preparatórios para o exame. As aulas de português para estrangeiros são gratuitas e realizadas de forma remota ou presencial, por meio do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Existem turmas exclusivas para alunos nigerianos e paraguaios e, em breve, será aberta uma sala para chineses. Outras classes também são formadas por estudantes haitianos, sírios, afegãos e venezuelanos.

Caso sejam aprovados no teste de proficiência, os estudantes podem iniciar cursos de graduação na própria Universidade. “Para 2024, já sabemos que teremos 10 estudantes internacionais de língua portuguesa. Uma vez aprovados no Celpe-Bras, três iniciarão a graduação na UEM e sete vão para outras Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras”, afirmou Renato Leão Rego. Ainda não há previsão de abertura de inscrições para novas turmas do curso.