prêmio

Recebem a honraria somente estudantes que conseguem média geral acima de oito durante todo o curso de graduação

Fotos

Foi entregue na última segunda-feira (27), durante a abertura da 12ª Semana de Computação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Prêmio de Aluno Destaque da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), aos alunos recém-formados pela instituição, Vinícius Kenzo Fukace, do curso de Ciência da Computação e Huminig Schmiedt Barbosa, do curso de Informática.

O prêmio foi entregue pela vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho, junto a professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PCC), Thelma Elita Colanzi Lopes, que também é a secretária regional da SBC no Paraná. Os coordenadores dos cursos de Ciência da Computação e de Informática, professor Nardênio Alves Martins e a professora Luciana Andreia Fondazzi Martimiano, também acompanharam a entrega.

Na ocasião, a coordenadora do PCC, Thelma Elita Colanzi Lopes, esclareceu que recebem a honraria somente os estudantes desta área que conseguem média geral acima de oito durante todo o curso de graduação. Criado em 2003, o Prêmio, entregue anualmente pela SBC, também reconhece e homenageia os alunos que se destacam pela sua atuação acadêmica, buscando, com esta iniciativa, valorizar a qualidade do ensino na área da computação em todo o Brasil.

Ela explicou que dois dos objetivos da Sociedade Brasileira de Computação são: contribuir para a formação do profissional da computação com responsabilidade social e incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil.

Aderindo a esses objetivos, na UEM têm sido desenvolvidas várias atividades fomentadas pela SBC, dentre as quais a secretária regional destaca três ações:

1. A primeira é a preparação dos alunos de graduação para participação na Maratona de Programação da SBC, maratona na qual o Departamento de Informática (DIN) da UEM participa tradicionalmente com equipes de alunos acompanhadas pelo professor Daniel Kikuti.

2. A segunda ação é o Grupo Conectadas, integrante do Programa Meninas Digitais, que é um programa chancelado pela SBC, cujo objetivo é divulgar a área de Computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, para que estas conheçam melhor a área e sintam-se motivadas em seguir uma carreira na computação.

3. Thelma explica ainda que a terceira ação é a realização de escolas regionais, a fim de complementar a formação dos futuros profissionais. A UEM está sediando uma escola regional, cujo tema é Engenharia de Software. A VII Escola Regional de Engenharia de Software (ERES) será realizada de 6 a 8 de dezembro no DIN e está com inscrições abertas. Outras informações podem ser obtidas em neste link.