2023 11 24 Premio Fotografia Arquitetura 9278

Fotos foram produzidas durante viagem acadêmica a São Paulo, em setembro; premiados levaram livro e certificado

Galeria de fotos

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou, na manhã da última sexta-feira (24), a cerimônia de entrega do “Prêmio Fotografia, Arte e Cidade de São Paulo”. Participaram estudantes, professores e o corpo de jurados da premiação.

A iniciativa surgiu após viagem acadêmica de 75 graduandos em Arquitetura e Urbanismo para São Paulo, entre os dias 14 e 18 de setembro deste ano. Os discentes foram acompanhados pelos professores Tânia Nunes Galvão Verri, Carlos Augusto de Melo Tamanini e Letícia Cabrera, em ação conjunta entre o DAU e o Centro de Tecnologia (CTC).

Além de aulas, palestras, visitas e debates realizados em São Paulo, os professores propuseram a premiação das melhores fotografias elaboradas pelos alunos durante a viagem. Segundo os docentes, foram mais de 80 fotografias inscritas no concurso.

A distribuição de prêmios foi dividida em quatro categorias: “Arquitetura”; “Detalhe”; “Escala Humana”; e “Urbe (Paisagem)”, além da seleção da melhor fotografia no geral. Os estudantes vencedores foram agraciados com um certificado e um livro. Segundo a organização, os títulos escolhidos para premiar os ganhadores foram livros de grandes mestres da arquitetura brasileira - Lina Bo Bardi, João Batista Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha e João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé.

Cada quesito também premiou uma foto com menção honrosa, cujo autor recebeu um certificado. Você pode conferir as imagens premiadas na galeria de fotos e a lista de vencedores completa ao fim da matéria.

O corpo de jurados, formado pelo artista plástico Paolo Roberto Ridolfi, a arquiteta e fotógrafa Geórgia Haddad e a fotógrafa profissional Lírica Aragão, tem grande competência técnica e expertise no assunto. Conforme a organização, os três são profissionais externos ao convívio dos alunos, o que tornou o julgamento isento de personalismo.

Também marcaram presença na cerimônia de entrega dos prêmios o diretor do CTC, Romel Dias Vanderlei, o diretor adjunto, Edwin Cardoza, o coordenador da graduação em arquitetura, Leonardo Cassimiro Barbosa, e dois professores do DAU, Aníbal Verri Júnior e Rosilene Regolão Brugnera, além dos professores coordenadores da premiação.

Vencedores

Premiação máxima (melhor fotografia no geral):

- Premiado: Leonardo Silvestre Ramiro

Categoria “Arquitetura”: