CONAE 2

Objetivo do evento é refletir sobre os desafios da educação brasileira e construir propostas para a etapa nacional

Galeria de fotos

Hoje (27) e amanhã (28), a sede da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Paraná, em Curitiba, recebe cerca de 600 delegados representando todo o estado, o poder público e diversos segmentos sociais e educacionais para formular, debater e construir propostas para o novo Plano Nacional de Educação (PNE). A diretora de Ensino de Graduação, Glaciane Cristina Xavier Mashiba, e a diretora-adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Érica Fernandes Alves, estão participando do evento representando a Universidade Estadual de Maringá (UEM).   

A etapa estadual da Conferência Nacional Extraordinária da Educação (Conae 2024) é o complemento de um extenso ciclo de debates que envolveu 32 etapas regionais, 19 plenárias dos segmentos educacionais e setores sociais ao longo de outubro e novembro. Ao todo, mais de 6.000 pessoas participaram dos espaços de discussão.

Para a diretora Glaciane Cristina Xavier Mashiba, “a participação da Diretoria de Ensino de Graduação (DEG) como representante da UEM é de fundamental importância no sentido de contribuir com as discussões acerca das políticas educacionais que influenciam a educação nacional, haja vista que se discute nessa conferência o plano nacional de educação 2024-2034”.

Segundo a diretora-adjunta Érica Fernandes Alves, “o CCH, centro que possui o maior número de cursos de licenciatura da UEM, entende que a Conae é um espaço para reflexão e união de esforços dos vários setores educativos para debater os novos caminhos da educação pública nos próximos 10 anos. Trata-se de um exercício democrático e construtivo em torno de uma sociedade mais igualitária e inclusiva por meio da educação”, afirma.

Sob a coordenação do Fórum Estadual de Educação (FEE), o objetivo do evento é refletir sobre os desafios da educação brasileira, eleger delegados e construir coletivamente propostas para a etapa nacional, marcada para os dias 28, 29 e 30 de janeiro, em Brasília.