Bloco I24

Editais abertos neste fim de ano incluem conclusão de obras em dois câmpus e no Hospital Universitário

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu sete processos de licitação de obras e serviços de engenharia neste final de ano. São editais que visam à finalização de obras paralisadas e à execução de reformas em prédios do câmpus sede, do Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã, e do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

A retomada das obras paralisadas era um dos compromissos de campanha da atual gestão da UEM. O reitor, Leandro Vanalli, lembrou que o reinício dos trabalhos para a conclusão do Bloco I24, por exemplo, era esperado há 12 anos. A finalização da obra, agora em processo de licitação, é bastante aguardada pela comunidade, especialmente pelos estudantes e professores ligados aos departamentos de História e Ciências Sociais.

Vanalli destacou, ainda, a execução de obras fora do câmpus sede, como a construção de um posto de vigilância e a instalação de iluminação pública no Câmpus Regional do Vale do Ivaí, cujo edital de licitação foi publicado em outubro. Segundo o reitor, “o lançamento dos processos licitatórios de obras e serviços, neste final de ano, abre um novo ciclo de retomada das obras que estão paralisadas”.

A prefeita do câmpus, Doralice Aparecida Favaro Soares, reforçou que a conclusão das obras terá impacto positivo na rotina da comunidade acadêmica. “A entrega das obras não só proporcionará condições mais adequadas para alunos, técnicos e professores, como também contribuirá para a melhoria dos serviços prestados à comunidade externa. Isso é crucial, não apenas para o bom funcionamento da instituição, mas também para fortalecer a relação entre a Universidade e a sociedade ao seu redor”, afirmou.

Os valores para as licitações foram conquistados pela gestão da UEM junto ao governo estadual, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Conforme a reitoria, a obtenção dos recursos ocorreu após várias tratativas políticas nos últimos meses, em Curitiba.

Reitor Leandro Vanalli site
Segundo o reitor, Leandro Vanalli, recursos para licitações foram conquistados por meio de intensa atuação política junto ao governo estadual

Obras previstas

Um dos processos de licitação, aberto no começo deste mês, já foi concluído. Trata-se da pintura do Bloco B09, no câmpus sede, que abriga o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT). O local também receberá implantação da identidade visual da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni). A empresa ganhadora da disputa deve executar a obra em até dois meses, a contar da ordem de serviço.

Bloco B09

Projeção visual em 3D mostra parte interna do Bloco B09, após realização de pintura e implantação de identidade visual

Citada pelo reitor, a conclusão das obras do Bloco I24 receberá propostas até as 8h do dia 14 de dezembro. O prazo de execução é de 24 meses após a ordem de serviço. Com obras iniciadas em 2009 e paralisadas em 2012, o local sediará atividades didáticas e administrativas dos departamentos de História e Ciências Sociais.

O outro edital de licitação para obras no câmpus sede trata da revitalização dos telhados, beirais e forros dos Blocos G80, G90 e H78. O prazo para recebimento de propostas é 15 de janeiro de 2024, às 8h, com execução prevista de quatro meses a partir da ordem de serviço.

Já a concorrência para construção de um posto de vigilância e instalação de iluminação pública no Câmpus Regional do Vale do Ivaí prevê execução em até quatro meses após a ordem de serviço. A obra será fundamental para garantir a segurança de estudantes e servidores do câmpus, especialmente no período noturno. As propostas podem ser enviadas até as 8h da próxima sexta-feira (24).

Hospital Universitário

Outros três editais lançados nos últimos meses envolvem a retomada de obras no HUM. A principal delas é a conclusão do Bloco S05, que abriga o Centro Cirúrgico e a Central de Material Esterilizado do Hospital. O objetivo da reforma é ampliar para 11 o total de salas do Centro Cirúrgico - atualmente, são quatro.

Segundo um estudo realizado pela Sesa, o aumento do número de salas cirúrgicas permitirá ampliar em 50% a capacidade de atendimento do hospital. Isso significa que o hospital poderá realizar mais de 11 mil cirurgias por ano, o que irá beneficiar milhares de pessoas. O prazo de execução da obra é de 24 meses após a ordem de serviço, e o recebimento de propostas vai até as 8h de 21 de dezembro.

A conclusão das obras do Bloco S40, onde ficará a Unidade de Reabilitação Física e Mental, também está prevista em edital. Quando pronta, a unidade deve abrigar serviços de reabilitação e condicionamento físico, atendimento ao autista e academia ao ar livre.

A expectativa é que a ampliação do espaço permita resultados mais efetivos na recuperação dos pacientes, o que reflete em um melhor gerenciamento da oferta de leitos. A obra deve se estender por, no máximo, seis meses após a ordem de serviço. Propostas devem ser enviadas até 23 de janeiro de 2024, às 8h.

Por fim, foi aberto edital de licitação para a conclusão das obras da Central de Resíduos de Serviços de Saúde, localizada no Bloco S37 do HUM. A empresa licitada também deve executar a construção de quatro abrigos temporários de resíduos. O período de recebimento de propostas vai até 21 de dezembro, às 8h, e o prazo de realização da obra é de sete meses a partir da ordem de serviço.

Central de Resíduos

Projeção 3D ilustra futura fachada da Central de Resíduos de Serviços de Saúde do HUM, após conclusão da obra

As empresas interessadas em participar dos processos licitatórios devem acessar o Portal de Compras do Governo Federal.