24 Semana PedagogiaCom programação diversificada, encontro aberto ontem debate os avanços e desafios do curso até sexta-feira

Galeria de fotos

A XXIV Semana de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi oficialmente aberta ontem, no Bloco I-12, com a conferência “O curso de Pedagogia e a Diversidade Etnico-Racial”, proferida pela professora Eugênia Portela de Siqueira Marques, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Com o tema “50 anos do curso de Pedagogia: passado e presente”, a Semana conta com mesas-temáticas, apresentações de trabalhos e círculo de debates, abordando assuntos como a diversidade e gênero; violência em ambientes escolares; relações étnico-raciais e a profissão docente. De acordo com a organização, também estão previstas palestras sobre violência nas escolas e a alfabetização e letramento na perspectiva inclusiva.

A chefe de Gabinete, Maria Luisa Furlan Costa, participou da abertura da Semana de Pedagogia, representando o reitor da UEM, professor Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes. Em nome deles, ela enfatizou sua alegria em participar do evento, pois há 24 anos, quando foi contratada pela UEM para ser professora do Departamento de Fundamentos da Educação, atuou justamente no curso de Pedagogia, que neste ano completa 50 anos de existência.

Maria Luisa Costa Edneia Moraes Marcos Francisco

Chefe de Gabinete, Maria Luisa Furlan Costa, chefe do  Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), Ednéia Regina Rossi Moraes, e o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco

“Um curso que, diga-se de passagem, abriu outras frentes e outras possibilidades, pois foram os professores contratados para atuar nesse curso que se uniram para criar o Programa de Pós-Graduação em Educação, que uniram esforços para abrir os cursos de Pedagogia no câmpus regional de Cianorte, Pedagogia na modalidade a distância e o Pedagogia Parfor. Para além disto, foram professores destes cursos que abriram frentes para a criação do curso de Artes Cênicas, Artes Visuais e Comunicação e Multimeios”, relembra Costa.

Segundo a chefe de Gabinete, todos estes avanços foram obtidos sem que houvessem prejuízos quanto à qualidade do curso e seu maior propósito, que é formar professores para atuar principalmente na Educação Básica. “O número de formados é significativo, pois somente o curso presencial do câmpus sede já graduou quase 4 mil pessoas. Em função disto é que temos neste ano motivos para celebrar os 50 anos do curso Pedagogia com um evento grandioso como este que nos permite olhar para o passado, para o presente e para o futuro na perspectiva do que foi feito, do que estamos fazendo e o que ainda pode ser feito para que, coletivamente, possamos contribuir para melhorar a qualidade socialmente referenciada da educação do nosso País”, avalia Costa.

Criado em 1973, o curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em 1976, por meio do Decreto nº 78.525, para funcionamento nos períodos matutino e noturno, habilitando para a docência das matérias pedagógicas do segundo grau.

Jantar por adesão

Com este evento, os departamentos de Fundamentos da Educação (DFE) e de Teoria e Prática da Educação (DTP), além do Conselho Acadêmico do Curso de Pedagogia, estão em festa pela comemoração dos 50 anos de existência do curso de Pedagogia da UEM. Durante o primeiro semestre letivo de 2023 foram organizadas algumas atividades e, agora, em novembro, as celebrações atingem o ponto alto com a 24ª edição da Semana.

Além da programação científica e cultural, está previsto um jantar comemorativo, por adesão, que será realizado em 24 de novembro, às 19h30, no Buffet Paradise. Outras informações podem ser obtidas no site do evento ou pelo e-mail errossi@uem.br.

XXIV Semana de Pedagogia

Quando: até sexta-feira (24)

Onde: UEM - Bloco I-12

Informações: clique aqui