IMG PFI editada

Aulas são gratuitas e divididas em duas turmas, no formato on-line; novas vagas devem ser abertas em janeiro

O programa Paraná Fala Inglês (PFI) tem atraído discentes, docentes e técnicos dos câmpus regionais da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Gratuito, o curso “Inglês Acadêmico para Iniciantes” oferta aulas on-line e conta com mais de 50 estudantes matriculados em duas turmas. Novas vagas devem ser abertas em janeiro de 2024, também com prioridade para os câmpus distantes da sede.

O projeto é vinculado ao programa Paraná Fala Idiomas, financiado pelo Fundo Paraná, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A ação com foco nos câmpus regionais começou neste ano, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UEM, conforme o pró-reitor Rafael da Silva. “Eu venho do câmpus do Vale do Ivaí e sempre percebi que as oportunidades aos estudantes do câmpus sede não se estendiam aos demais câmpus. Entendendo também que o inglês abre portas aos nossos alunos na pós-graduação e no mercado de trabalho, conseguimos montar turmas com professores e tutores que têm um olhar mais próximo dos alunos dos câmpus regionais. Com isso, temos menores índices de evasão”, ressaltou.

Segundo o pró-reitor, a expansão do projeto pode contemplar outros idiomas, caso a procura siga aumentando. “É estratégico para a UEM permitir aos alunos o acesso a outras línguas, visando inclusive à internacionalização. Nossa expectativa é aumentar a oferta, não só para o inglês, mas também com francês e espanhol”, complementou.

Alta demanda

Professora do Departamento de Letras Modernas (DLM) e coordenadora do PFI na UEM, Luciana Cabrini Simões Calvo relatou que a oferta inicial de 25 vagas não foi suficiente para atender ao alto número de interessados. Foram mais de 100 inscritos, vindos de seis diferentes câmpus da UEM - Maringá (câmpus sede), Arenito (Cidade Gaúcha), Vale do Ivaí (Ivaiporã), Goioerê e Umuarama. “Houve muita procura e acabamos abrindo duas turmas para contemplar um número maior de pessoas. Ficamos muito felizes com a oportunidade de ofertar esse curso para os câmpus regionais da UEM”, comemorou.

A turma A tem aulas de segunda e quarta-feira, entre 18h e 19h. Já a turma B conta com uma aula semanal, aos sábados, das 10h às 12h. Os encontros ocorrem via plataforma Google Meet, e o curso oferece certificado de 30 horas.

Conforme a coordenadora, que também atua no setor de Internacionalização em Casa do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), o conteúdo das aulas é voltado para questões acadêmicas. “As aulas do Paraná Fala Inglês sempre prezam por abordar questões que envolvem a vida acadêmica dos participantes. Cada curso é planejado e organizado, levando em consideração as demandas institucionais e da comunidade universitária”, explicou.

Entre os matriculados no curso, estão 46 estudantes de graduação, oito estudantes de pós-graduação e dois docentes, totalizando 56 alunos. Desse total, 33 inscritos vêm dos câmpus regionais - 20 de Cianorte, cinco do Arenito, cinco de Umuarama, dois do Vale do Ivaí e um de Goioerê.

Ambiente virtual

Reuniões virtuais são a estratégia adotada para driblar a distância entre professores e estudantes. O desafio de lecionar remotamente tem sido superado com a elaboração de aulas próprias para o formato on-line, como afirma a professora do curso “Inglês Acadêmico para Iniciantes”, Gabriela Andreatti. “Os conteúdos são pensados de forma adaptada para o ambiente virtual, o que auxilia na aprendizagem e no incentivo dos alunos a permanecerem no curso”, argumentou a docente, graduada em Letras Português/Inglês pela UEM. Andreatti também é mestre em Letras e doutoranda na Universidade.

“Além disso, disponibilizo horários para atender os alunos com monitorias, caso sintam necessidade. Fora das aulas, eles podem entrar em contato por WhatsApp para tirar dúvidas. Comparando com o início do curso, consigo ver que os alunos evoluíram de forma significativa, o que me deixa muito feliz”, destacou.

Um exemplo, que vem do Câmpus Regional do Arenito, em Cidade Gaúcha, é o do estudante de Engenharia Agrícola Giovanni Ferreira Domingos. Ele ficou sabendo do curso pelo grupo de recados do câmpus no WhatsApp. Hoje, já percebeu melhora na leitura e na pronúncia em inglês. “O curso tem me ajudado principalmente nas leituras de artigos científicos. Estou conseguindo entender melhor a escrita e pronunciar corretamente as palavras”, relatou. “É ótimo, porque os sistemas operacionais que utilizamos (em Engenharia Agrícola) são todos em inglês”, acrescentou.

Paraná Fala Inglês

Além da iniciativa específica para os câmpus regionais, o PFI da UEM oferta cursos on-line para toda a comunidade universitária, bem como cursos presenciais no câmpus sede, que oferecem certificado de 30 ou 60 horas. Em todos os casos, as inscrições são gratuitas, mas alguns cursos podem ter cobrança pela aquisição do material didático utilizado.

Para mais informações e atualizações sobre novas vagas, estudantes, docentes e técnicos podem consultar o site do PFI, bem como o perfil oficial do programa no Instagram.