Foto1 site

Inscrições abrem nesta terça-feira (14) para evento que ocorre entre 21 e 23 de novembro; vagas são limitadas

A Divisão de Obras Gerais e Periódicos (GEP), da Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove, entre os dias 21 e 23 de novembro, o curso “Técnicas básicas de conservação, preservação e restauração de documentos”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir desta terça-feira (14), por meio deste link.

Ministrado pelas servidoras Ana Aparecida dos Anjos Cesar e Ana Rita Pazzinato Pereira, o curso ocorre de forma presencial na BCE, entre 18h e 22h, nos três dias de evento. A GEP informa que as vagas são limitadas a seis inscritos e o evento oferece certificado de 12 horas. Segundo a organização, a iniciativa é aberta a servidores das bibliotecas da UEM, além de estudantes dos cursos de Artes Visuais, Comunicação e Multimeios, entre outros.

A servidora da BCE e coordenadora do evento, Elaine Cristina Soares Lira, afirmou que a expectativa é conscientizar a comunidade sobre a importância da conservação de documentos. “A finalidade das técnicas é preservar as informações e assegurar a integridade física de documentos. Além disso, um dos nossos objetivos é demonstrar o trabalho de restauração que é realizado na BCE, pelas servidoras que irão ministrar o curso”, destacou.

Metodologia: A metodologia utilizada será a confecção de uma agenda com técnica de marmorização de papel, por meio da aplicação de noções básicas de preservação, conservação e restauração. O objetivo é que os participantes do curso possam aprender as técnicas e levar, como produto final, a agenda confeccionada.