semana tributaria capa

Evento contou com palestras que trouxeram assuntos tangíveis para o público não especialista

Galeria de fotos

A Secretaria do Estado e da Fazenda do Paraná (Sefa-PR), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou, na terça e quarta-feira (7 e 8), a 4° Semana da Conscientização Tributária e o 24º Seminário Paranaense de Educação Fiscal. As atividades foram em formato remoto e presencial. Mais de 300 pessoas participaram.

Ambos os eventos visaram conscientizar a população sobre a importância dos tributos para o desenvolvimento do Estado e o bem-estar social. Além disso, o evento celebra os 24 anos da educação fiscal no Paraná, destacando iniciativas que tiveram impacto duradouro.

O evento contou com palestras que trouxeram assuntos tangíveis para o público não especialista, como a relevância do acompanhamento de obras públicas, da nota fiscal nas compras e dos tributos embutidos nas mercadorias. O projeto Monitorando a Cidade, executado por alunos do ensino básico, foi apresentado com comentários sobre pontos da cidadania fiscal que poderiam ser incorporados aos currículos escolares. Houve também a premiação do concurso de frases e slogans com o tema “Reforma tributária”.

Desenvolvidos pela Escola Fazendária do Paraná (Efaz), com apoio da Universidade Estadual de Maringá (UEM), os eventos tiveram o objetivo de conscientizar a população sobre a importância socioeconômica dos tributos para o desenvolvimento do Estado e a promoção do bem-estar social dos cidadãos.

No primeiro dia, o encontro ocorreu de forma on-line, com participação de palestrantes e espectadores de vários estados.

No dia 8 de novembro, a professora Simone Leicia Raimundini Sanches falou sobre “Atuação das instituições de ensino superior públicas do Paraná no programa de Educação Fiscal” e o professor Marcílio Hubner ministrará palestras sobre “Paraná: 24 anos de Educação Fiscal” e “Educação Fiscal e reforma Tributária: O que tenho a ver com isso?”. O evento foi na sede do Rotary Club de Goioerê, no Centro-Oeste do estado, com a presença de alunos do ensino médio de Goioerê, Mariluz e distritos da região. Nas duas datas o evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Efaz-PR no YouTube, onde os conteúdos podem ser acessados.

A programação incluiu um webinário nacional, organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) 66 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), além de apresentações e discussões sobre o uso da gamificação e a importância da comunicação na educação fiscal e na transparência.

Além disso, o grupo Abaecatu, da Associação de Amigos do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Amudi), fizeram a apresentação “Músicas, Poesias e Cidadania” e o grupo de educação financeira do Mudi apresentou “O Auto da Barca do Fisco: O uso do teatro na construção da Cidadania Fiscal”.

Os responsáveis da UEM pela coordenação do evento foram os professores Marcílio Hubner de Miranda Neto e Gilson dos Santos Croscato, presidente do Rotary da cidade, ex-diretor do Câmpus Regional de Goioerê (CRG).