0 site site

Planejado para ocorrer anualmente, o evento será sediado em Londrina e deve receber 30 mil pessoas durante a semana

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - Paraná Faz Ciência 2023 - será realizada no período de 6 a 10 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento vai debater e divulgar os avanços científicos e tecnológicos de diferentes áreas do conhecimento por meio de palestras, visitas técnicas e oficinas.

A iniciativa surgiu em 2021 quando o Governo do Estado sancionou a Lei nº 20.752, que instituiu a Semana da Divulgação Científica, um evento anual que visa a popularização da ciência, tecnologia e inovação, voltado a todos tipos de públicos, principalmente os não especializados.

O objetivo é aproximar toda a comunidade paranaense em torno da atividade científica e, para isso, vai reunir pesquisadores, estudantes, professores universitários, professores da educação básica e pessoas interessadas em conhecer a ciência desenvolvida no estado.

A Universidade Estadual de Maringá vai participar desse espaço de debate e divulgação científico e tecnológico com a exposição de trabalhos desenvolvidos na UEM, além da realização de oficinas e palestras. O projeto Árvore da Vida, do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), o projeto de extensão Dignitá da Enactus/UEM, a iniciativa Empresas DNA UEM, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e o Escritório de Projetos e Processos (EPP) são alguns dos projetos que serão apresentados durante a semana.

O evento faz parte da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023) e é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a UEL.

O Paraná Faz Ciência 2023 terá seis eixos temáticos: Eixo 1 (Ensino Superior do Futuro), Eixo 2 (Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação), Eixo 3 (Visitas Técnicas), Eixo 4 (Oficinas), Eixo 5 (Cultura e Arte) e Eixo 6 (Eventos acadêmicos). O cronograma completo está disponível no site do Paraná Faz Ciência 2023

Além disso, entre os apoiadores estão as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar); das universidades Federal do Paraná (UFPR), Federal da Integração Latino-Americana (Unila), da Fronteira Sul, Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). E, também, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR – Grupo Marista), da Secretaria da Educação do Paraná (Seed), da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Londrina e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

O evento é gratuito e aberto a todos. Os grupos com menos de 10 pessoas podem entrar sem agendar. Os grupos maiores que 10 pessoas, sejam escolares ou não, devem se inscrever antecipadamente para garantir um atendimento adequado e a segurança na área de atividades. O cadastro de turmas visitantes vai até o dia 31 deste mês e deve ser feito pelo formulário on-line

Primeiro Encontro de Comitês de suporte à Pesquisa do Paraná

Simultaneamente ao Paraná Faz Ciência 2023, está programado para os dias 9 e 10 de novembro, o Primeiro Encontro de Comitês de suporte à Pesquisa do Paraná, organizado pelo Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG). Com o objetivo de promover discussões com trocas de conhecimentos e experiências, o Encontro será dividido em quatro segmentos: Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEPs), Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs), Comissões Internas de Biossegurança (CIBIOs) e Comitês de Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (CPGEN/SisGen).

O público-alvo são membros do CEP, CEUA, CIBIO e CPGEN das universidades do Paraná, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação. Os interessados em participar precisam fazer a inscrição, via internet, até o dia 31 deste mês.