Evento reuniu pessoas de todas as faixas etárias que participaram de oficinas de plantio, colheita e preparo de alimentos saudáveis

Galeria de fotos, por Mileny Melo

No último sábado (21), o Grupo de Estudos Avançados em Horticultura, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), liderado pelo professor José Usan Torres Brandão Filho, do Departamento de Agronomia, promoveu um Dia de Campo para reforçar a importância de práticas sustentáveis na horticultura, além de proporcionar uma integração entre a universidade e a sociedade. O evento foi realizado no Centro Técnico de Irrigação (CTI/UEM) e teve a participação de estudantes, professores, agentes universitários e membros da comunidade.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o reitor Leandro Vanalli, o professor Décio Sperandio, que representou o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona (Seti/PR), o pró-reitor de Administração, Ademir Massahiro Moribe, o diretor adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Carlos Alberto de Bastos Andrade, a chefe do Departamento de Agronomia, Adriana Gonela, o coordenador Técnico do Escritório de Projetos e Processos, Sidinei Silvério da Silva, o coordenador do Grupo de Estudos Avançados em Horticultura e idealizador do evento, José Usan Torres Brandão Filho.

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências sobre o cultivo de hortaliças de forma sustentável, professores e estudantes de agronomia e áreas afins estiveram presentes para apresentar pesquisas e tecnologias inovadoras no cultivo de hortaliças, além de oferecer orientações práticas aos participantes. Por meio de uma visita guiada em 13 estações, crianças, jovens, adultos e idosos participaram de atividades interativas.

O contato entre diferentes gerações ajuda a promover a agricultura familiar e a incentivar o consumo de alimentos frescos e nutritivos. E a troca de conhecimentos entre academia e campo impulsiona o desenvolvimento sustentável da horticultura e, também, contribui para a segurança alimentar.