Encontro capa 1

Evento é um reconhecimento as pessoas que dedicaram anos de sua vida profissional em prol do serviço público

Galeria de fotos

Foi realizado hoje (11), às 9h, no Auditório da Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Encontro em Homenagem aos Aposentados 2022/2023. O evento contou com a presença do reitor Leandro Vanalli e da vice-reitora Gisele Mendes. 

A cerimônia é um reconhecimento, mas acima de tudo, um agradecimento da UEM a cada uma dessas pessoas que dedicaram anos de sua vida profissional em prol do serviço público. Os 87 novos aposentados da UEM, 32 docentes e 55 técnicos administrativos, receberam um certificado carregado de gratidão e respeito. 

 

Lucília encontro

 

Abrindo os pronunciamentos, a presidente da Comissão para Recepção e Acolhimento dos Servidores Aposentados, e assessora especial de Gestão de Recursos Humanos, Lucilia Fontanari Amaral, agradeceu a todos os presentes, em especial as pessoas que fizeram parte da comissão, que ajudaram na realização do evento, e aos aposentados aos quais deixou uma mensagem, “não sei se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocar o coração das pessoas. E vocês tocaram o nosso coração por tantos anos na nossa universidade”. 

 

Iracelis encontro

 

Na sequência, Iracelis Lopes Pereira falou em nome dos agentes universitários aposentados, e disse que só tem gratidão desse tempo que esteve como profissional na instituição, “aprendi muito, aprendi a conviver com vários tipos de pessoa, a aceitar que cada um pensa diferente. Criei meus filhos aqui, tudo que conquistei, e tudo que minha família conquistou, é daqui. Gratidão sempre”. 

 

William encontro

 

Em nome dos servidores docentes aposentados, o professor William Mario de Carvalho Nunes declarou que “todos nós dedicamos partes de nossas vidas ao ensino superior, nós fizemos ensino, pesquisa, extensão. Cada um de nós contribuiu muito para o que nós temos aqui hoje, e mais do que colegas de trabalho, diversos foram amigos e muitos mentores em nossa jornada acadêmica. Aposentadoria marca o fim de uma era e o início de uma nova aventura. Para nós que estamos nos aposentando, este é um momento de reflexão sobre as realizações incríveis que alcançamos ao longo de nossas carreiras acadêmicas. Hoje, ao nos despedirmos dessa posição de professores, não estamos nos despedindo da universidade, viu? Estamos apenas passando para uma nova fase de nossa vida, uma fase que esperamos ser tão rica e significativa quanto a anterior. Temos projetos e sonhos pessoais que desejamos realizar e estamos todos ansiosos para abraçar essas novas oportunidades”. 

 

José Maria encontro

 

Para o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques, “essa simbólica homenagem expressa nosso respeito e admiração, reafirmando nosso reconhecimento público pelo trabalho que vocês prestaram a toda sociedade, em especial para a universidade. Obrigado por fazerem parte a história da UEM, e transformá-la em uma das melhores universidades do país. Aposentados, sim, inativos jamais”. 

 

2023 10 11 Encontro em Homenagem aos Aposentados 6108

A vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT), professora aposentada da UEM, falou sobre o empenho de todos os servidores da instituição, sempre no sentido de colocar a universidadee em primeiro plano. Na avaliação dela, foram estes servidores que tornaram a UEM respeitada como ela é hoje. Ana Lúcia fez um agradecimento especial aos agentes universitários e aos docentes que se aposentaram. 

 

Gisele encontro

 

A vice-reitora Gisele Mendes afirmou que este é um momento especial para celebrar não apenas o encerramento de uma carreira, mas também para reconhecer um legado inestimável que todos deixaram em nossa instituição. “A UEM é uma universidade que se destaca não apenas por sua excelência acadêmica pessoal, mas também por seu grande compromisso para a tríade fundamental de ensino superior, ensino, pesquisa e extensão. Mas essa tríade também são os nossos agentes, docentes e acadêmicos. A UEM é uma instituição que se chama atenção também pela grandeza do seu quadro de pessoal, em qual nenhuma dessas atividades seriam possíveis. Não existe ranking, classificação, ou número que supere o capital humano dessa grande universidade. Não existe bloco, sala de aula, laboratório, equipamento que se compare ao sangue que corre nas veias de vocês. Vocês contribuíram com o crescimento e a sequência da nossa instituição, tornando um lugar onde o conhecimento floresce e os sonhos se tornam realidade. Embora seja um momento de despedida das vidas profissionais de vocês, nós queremos enfatizar que a UEM sempre será o lar de todos e todas. Seus nomes estão totalmente ligados à nossa história, a história da UEM, e seus legados continuarão a inspirar as presentes e futuras gerações”. 

 

Vanalli encontro

 

O reitor Leandro Vanalli concluiu o evento falando sobre heróis, “é sempre importante, porque muitas são as ações que cada um de vocês certamente executaram ao longo da carreira tão linda que cada um desenhou, desempenhou em nossa amada universidade. Mas dizer que, como heróis, vocês são o nosso orgulho e a nossa universidade nunca ficou pronta, ela nunca estará pronta, é plenamente para todos os seus desafios, e os desafios são inúmeros. E por isso que ela precisa de heróis. O servidor público fez uma escolha, a escolha de não ter escolha a não ser de servir. Isso foi um milagre diário. Cada vez mais nós precisamos, realmente, de dedicação, de coragem, de criatividade frente a tantos desafios, a tantas dificuldades que muitas vezes não dependem só de nós. Aquelas dificuldades que nós mesmos criamos, nessas nós precisamos de planejamento, do espírito de pessoas com esperança, com criatividade, com coragem, e um olhar sempre positivo frente a cada situação. Acho que esse é o grande detalhe do crescimento e da robustez e do seu significado regional, estadual e nacional da nossa universidade. A UEM é amada e querida, graças a heróis como vocês, que construíram a sua história”. 

 

2023 10 11 Encontro em Homenagem aos Aposentados 6337

 

Após a cerimônia, os homenageados foram convidados a participarem do lançamento do “Jardim dos Afetos”. O espaço foi criado com a intenção de ser um local acolhedor para os aposentados quando vierem visitar a instituição, onde tenham um local em que possam sentar e conversar. 

 

Mesa honra encontro

 

Compuseram a mesa de honra: o reitor, Leandro Vanalli; a vice-reitora, Gisele Mendes; a vereadora e professora, Ana Lúcia Rodrigues; a chefe de Gabinete da Reitoria (GRE), Maria Luisa Furlan Costa; o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques; a presidente da Comissão para Recepção e Acolhimento dos Servidores Aposentados e assessora de Gestão de Recursos Humanos, Lucília Fontanari Amaral e a vice-presidente da Associação dos Funcionários da UEM (Afuem), Sonia Leonel. 

 

Estiveram presentes

 

Estiveram presentes: a primeira reitora das Instituições de Ensino Superior do Paraná (IEES-PR), Neusa Altoé; o assessor de Comunicação Social (ASC), Paulo César Pupim; a diretora de Serviços e Manutenção (DSM), Caroline Mara Genovês da Rocha; o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco; a diretora de Ensino de Graduação, Glaciane Cristina Xavier Mashiba; o diretor de Pessoal, Wilder Ribeiro de Moraes; o diretor de Recursos Humanos, Eder Adão Rossato; o diretor de Assuntos Comunitários, Wilson Rinaldi; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Mauricio Reinert do Nascimento; o diretor de Planejamento e Orçamento, Silvestre Alczuc e o diretor do Câmpus Regional do Noroeste, Marcos Paulo Alberto Pereira; o diretor do Câmpus de Goioerê, Washington Luiz Felix Santos. Ainda, os diretores dos Centros de Ensino de nossa instituição que compõem o Conselho de Administração (CAD): do Centro de Ciências Biológicas (CCB), o professor Luiz Carlos Gomes; do Centro de Ciências Exatas (CCE), a professora Lilian Akemi Kato, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCS), o professor  Gilberto Joaquim Fraga; dos diretores-adjuntos, do CCE, professor Diogo Francisco Rossoni e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), a professora Érica Fernandes Alves e a a superintendente do Hospital Universitário de Maringá (HUM), Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic. Também compareceram autoridades, servidores docentes, agentes universitários das secretarias e de toda a estrutura universitária, profissionais da imprensa, convidados e familiares.