Vestibular Indígenas

Inscrição é gratuita e poder ser feita até 6 de novembro no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL 

Imagem: O Perobal/UEL 

Estão abertas as inscrições para o 23º Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, que será realizado nos dias 24 e 25 de março em escolas e reservas indígenas, além de universidades públicas do Estado. O concurso é direcionado a estudantes de comunidades indígenas do Paraná, que podem se inscrever para estudar na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Universidade Estadual de Maringá, e nas outras seis Instituições de Estaduais de Ensino Superior (IEES) do estado. Ao todo, são ofertados mais de 500 cursos, ao nível de bacharelado, licenciatura e tecnologia. 

Esse concurso oferece 52 vagas totais, sendo seis em cada uma das sete IEES e 10 na UFPR, para ingresso no ano letivo de 2024. O vestibular é direcionado a estudantes de comunidades indígenas do Paraná. 

A UEM é a universidade que mais forma estudantes indígenas no Paraná e a que fica mais distante de suas terras. São 48 indígenas graduados até hoje; 73 matriculados, incluindo 28 na Educação a Distância (EaD). Os primeiros estudantes indígenas na instituição foram matriculados em 2002. 

A inscrição é gratuita e poder ser feita até 6 de novembro no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL por meio deste link. Também é possível realizar o preenchimento impresso. Nesse caso o candidato deverá procurar uma das universidades participantes. Equipes das instituições também irão visitar comunidades indígenas para efetuar as inscrições de estudantes com dificuldade de enviar a documentação de forma eletrônica. O edital completo pode ser acessado aqui. 

Esse ano foi alterado a forma de organização do vestibular, agora há uma IES que fica responsável pelo concurso e as outras nos polos. Coube a UEL organizar e a UEM na coordenação do Polo de Manoel Ribas.  

As provas serão aplicadas em oito municípios: Curitiba, Cornélio Procópio, Tamarana, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Santa Helena e Ortigueira. No primeiro dia de prova, os candidatos fazem a prova oral, em Língua Portuguesa. No segundo dia será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química), além da Redação, interpretação de texto e língua estrangeira (inglês, espanhol, guarani ou kaingang). A divulgação dos aprovados será no dia 18 de abril, no portal da Cops. 

Fonte: AEN