PROFAGROEC

Comemoração agroecológica, painel artístico, arranjos naturais e quitutes com flores comestíveis marcam uma década de atuação

Galeria de Fotos

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia - mestrado profissional (Profagroec), da Universidade Estadual de Maringá, celebrou hoje 10 anos com um café agroecológico, no Bloco 115, no câmpus-sede. Participaram da solenidade a vice-reitora da UEM Gisele Mendes, a chefe de gabinete Maria Luísa Furlan Costa, o pró-reitor de Pós-Graduação Mauro Ravagnani, a coordenadora do Profagroec, Kátia Regina Freitas Schwan-Strada, a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UEM), Adriana Aparecida Pinto, o diretor-adjunto Carlos Alberto de Bastos Andrade e o assessor da Coordenadoria de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão/Seti, Décio Sperandio, além de professores da área, servidores, pós-graduandos e egressos do curso.

Durante a recepção, a coordenadora do Programa destacou a importância da participação da presença de todos os convidados, agradeceu o empenho do professor Décio Sperandio, desde a proposta do Profagroec até agora, da atual Reitoria, da Pró-reitoria de Administração (PAD/UEM) com a apresentação de convênios e do próprio CCA. “A casa está sempre de portas abertas”, comentou Strada.

Os professores da UEM José Ozinaldo Alves de Souza, um dos idealizadores e articuladores do Profagroec, e Marcília Maria Marcelina Millan Rupp também foram lembrados pela participação fundamental em projetos e desenvolvimento do mestrado profissional.

A diretora do CCA, Adriana Aparecida Pinto, disse que o crescimento do Programa é significante para a área já que está em pleno desenvolvimento e forma profissionais responsáveis por esse bem estar. Ela também destacou a importância da integração que o Profagroec desenvolve junto a outros Centros da UEM, como o de Ciências Humanas e Biológicas.

A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, comentou em nome do reitor Leandro Vanalli sobre a importância dessa comemoração dos 10 anos e do empenho de docentes neste caminho agroecológico que conjuga a agropecuária com sustentabilidade. “Além da Constituição Federal, que prevê a preservação do meio ambiente, a nossa responsabilidade é fundamental nesse processo e, essa preocupação é importante não só no presente, como para o futuro da sociedade”, resumiu.

História Marcante

A coordenadora afirmou que, em uma década, o programa já tem quase 200 dissertações e recebeu nota 4, na Capes, no último quadriênio. “A primeira turma do convênio Profagroec-UEM foi efetuada com a Universidad Nacional de San-Martín-Peru”, relatou.

Com uma história marcante, que envolve estudos em pequenas propriedades rurais e empresas de Maringá e região, o mestrado está no percurso do conhecimento. É o primeiro mestrado profissional do sul do Brasil.

O lançamento do Profagroec, no ano de 2013, foi precedido por marcos significativos, como a criação do Grupo de Agroecologia de Maringá (Gaama), que, a partir de 1998, sua trajetória resultou no Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Nads) em 2004. No ano de 2010, a oferta da disciplina de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA), possibilitou ainda a inclusão da disciplina de Agroecologia e Sustentabilidade, no currículo do curso de Graduação em Agronomia da UEM.

Além desses marcos, como referência especial foi criado o Setor de Agroecologia/Agricultura Orgânica, na Fazenda Experimental da UEM em Iguatemi (FEI), que se dedica à pesquisa e ao ensino em Agroecologia e Agricultura Orgânica, numa área de quase 10 hectares que foi certificada pelo Instituto de Biodinâmica (IBD) entre 2004 e 2011 e, atualmente, possui certificação da Ecocert.

A coordenação do Profagroec informou que, durante esses 10 anos, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e ensino Superior (Seti/PR) tem financiado e apoiado o Programa. “Sem esse suporte e apoio Institucional, o programa não teria êxito que comemora”, citou Strada.

Programa de Pós-Graduação em Agroecologia:

Sobre: O público-alvo do Profagroec é todo profissional que atua ou pretende atuar em Agroecologia. Como a Agroecologia é uma ciência transversal, ou interdisciplinar, o Programa está disponível a profissionais de diversas áreas de conhecimento, oportunizando o relacionamento produtivo entre profissionais com ampla experiência técnica e profissionais recém-formados, comprometidos com a produção agroecológica familiar e com o desenvolvimento regional sustentável. O programa permite o exercício da pesquisa participativa e da troca de saberes, que pressupõe relacionamento íntimo e dinâmico com os agricultores e suas famílias.

Missão: Treinar profissionais que atuarão junto à comunidade que constrói a agroecologia nacional e internacional; levar os conhecimentos adquiridos com assistência técnica especializada de qualidade em agroecologia e educação ambiental à comunidade nacional.

Visão: Estabelecer-se como centro de referência em agricultura de base ecológica, nacional e internacionalmente.