WhatsApp Image 2023 09 06 at 07.52.12 site

Três convidados irão falar, no câmpus sede da universidade, sobre os 50 anos do golpe que derrubou Salvador Allende

O Instituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociais e Políticos (Ipegesp) promoverá, nos próximos dias 10 e 11, um evento especial para relembrar o 11 de Setembro Chileno.

No domingo (10), será exibido o filme "A Batalha do Chile", no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), bloco H-35. A projeção terá início às 14 h. Este documentário oferece uma visão única dos eventos que levaram ao Golpe de Estado.

Na segunda-feira (11), a partir das 19h, será ministrada uma palestra, seguida de uma mesa de debates. Participarão especialistas que vivenciaram aquele momento histórico: o ex-militante do Partido Socialista do Chile, Manuel José Espech Almeyda (presidente do Ipegesp), irá compartilhar as experiências e perspectivas sobre os eventos de 1973. O ex-marinheiro anti-golpista Orlando Diaz trará suas histórias e visão única sobre o papel da marinha durante o Golpe. O professor Pedro Jorge, do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da UEM, contribuirá com sua expertise acadêmica na análise dos acontecimentos.

O debate ocorrerá no auditório 29 de abril, bloco I12, com previsão de término às 22h30. Será uma oportunidade para uma discussão aprofundada sobre esse capítulo da história chilena. Não há necessidade de inscrição prévia e o acesso para acompanhar os dois dias do evento é gratuito.

 

Sobre o Golpe de Estado 

O Golpe de Estado de 11 de Setembro no Chile, em 1973, derrubou o regime democrático constitucional do País e seu presidente, Salvador Allende, numa articulação de oficiais sediciosos da marinha e do exército chileno, com apoio militar e financeiro dos Estados Unidos e da CIA e de organizações terroristas chilenas, como a Patria y Libertad, de tendências nacionalistas-neofascistas.

O golpe foi liderado pelo general Augusto Pinochet, que se proclamou presidente, marcando uma mudança significativa na história do Chile.