2023 08 25 Visita Vice Reitora Gisele Mendes ao Projeto Ergometria LABFISE 1

Exames cardiológicos, avalização do processo de respiração e esforço podem ser realizados gratuitamente

Galeria de Fotos

O Laboratório de Fisiologia do Exercício (Labfise), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), viabiliza o projeto de ergometria cardíaca, conhecido como teste de esforço. Após quatro anos de paralisação, o projeto retoma seus atendimentos. Nele são desenvolvidas pesquisas e análises clínicas na área de avaliação cardiovascular, antropométrica e de desempenho físico.

O teste de esforço é um dos principais exames da área cardíaca. Ele serve para avaliar as condições do coração em andamento quando submetido a corridas de alta e baixa intensidade e avaliar possíveis patologias cardíacas. O laboratório conta com esteira ergométrica, equipamento de eletrocardiograma, lactímetro, equipamentos para análise de biologia molecular, ergoespirometria e análise postural.

O projeto é vinculado ao Departamento de Ciências Fisiológicas (DFS) e parceiro do Ambulatório Médico e de Enfermagem (AMB). Responde pela coordenação a professora Solange Marta Franzói de Moraes, e conta com o apoio do médico Wanderley Cadamuro e a equipe de enfermagem.

O atendimento é voltado para alunos e servidores sem custo algum. Franzói ainda atende a comunidade e faz convênios com a polícia militar e o corpo de bombeiros. Os resultados dos exames saem por meio do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

O Labfise está localizado no Bloco H-79, sala 107. Para outras informações entre em contato pelo número (44) 3011-3895 ou pelo e-mail labfise@uem.br.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)