montagem ctc e fazenda

Cada ano que passa, o CAU vai se solidificando como um centro de aprendizado e ambição para as gerações presentes e futuras

Hoje (22), o Câmpus Regional de Umuarama (CAU) comemora 21 anos de criação. A implantação foi motivada pela reivindicação da comunidade regional para ampliar a área de atuação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e de seus câmpus regionais, constituindo-se em fator de integração com a comunidade regional, mediante o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão e cultura, assim como a prestação de serviços.

O Câmpus Regional de Umuarama foi criado em 2002, com a oferta dos cursos de Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente, Tecnologia em Alimentos, Agronomia e Medicina Veterinária. Em 2010, o CAU passou a oferecer também os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Os oito cursos têm hoje aproximadamente 800 estudantes matriculados.

Entre as pessoas que se empenharam na luta pela criação desse câmpus regional estão líderes como o ex-prefeito Fernando Scanavaca, o deputado federal na época, Osmar Serraglio (PMDB), e a reitora da UEM na gestão 1998-2002, Neusa Altoé.

Segundo o novo diretor do CAU, o professor Max Gimenez Ribeiro, o câmpus tem desempenhado um papel vital na transformação da comunidade e na promoção do progresso educacional. A cada ano que passa, a sua importância só cresce, solidificando-se como um centro de aprendizado e ambição para as gerações presentes e futura. “A presença do câmpus na cidade trouxe uma série de benefícios tangíveis e intangíveis. Não apenas contribui para a disseminação da educação de qualidade, mas também desempenha um papel fundamental na economia local, atraindo estudantes de várias regiões, professores renomados e pesquisadores talentosos”, afirma.

Os projetos futuros do Câmpus Regional de Umuarama prometem ampliar ainda mais seu impacto positivo. A universidade está comprometida em expandir sua oferta educacional, introduzindo novos cursos que atendam às necessidades emergentes da indústria e da sociedade. Além disso, iniciativas de pesquisa inovadoras estão em andamento, visando abordar desafios locais e globais, contribuindo assim para o avanço do conhecimento em várias disciplinas.

Para Ribeiro, “o aniversário do CAU é uma ocasião que não apenas comemora o que foi alcançado até agora, mas também olha com otimismo para o que está por vir. Sua importância como catalisador de mudança na cidade é inegável, e seus projetos futuros prometem fortalecer ainda mais essa posição” conclui.

O Câmpus

O CAU possui duas unidades: uma, no centro da cidade, que abriga os cursos da área tecnológica; que é o Centro de Tecnologia (CTC), e outra, na Fazenda, com os cursos de agrárias.

Cursos oferecidos pela instituição

Graduação: Agronomia (Integral), Engenharia Ambiental (Integral), Engenharia de Alimentos (Integral), Engenharia Civil (Integral), Medicina Veterinária (Integral), Tecnologia em Alimentos (Noturno), Tecnologia em Construção Civil (Noturno) e Tecnologia em Meio Ambiente (Noturno).

Pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PAG), Programa de Pós-graduação em Produção Sustentável e Saúde Ambiental (PPS) e Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade (PSU).

O CAU também é polo do Ensino à Distância (EAD) e, atualmente, oferta os seguintes cursos de graduação: Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública.

Infraestrutura

O câmpus conta com uma infraestrutura que inclui, entre outras benfeitorias, salas de aulas, blocos administrativos, laboratórios, biblioteca, refeitório para estudantes, e hospital veterinário para pequenos e grandes animais. As atividades, com gestões administrativas independentes, são desenvolvidas, na cidade e na fazenda.

Breve histórico

2001 - Solicitação do Prefeito de Umuarama à Reitoria da UEM manifestando interesse em convênio com a UEM (Ofício 069/2001, de 12/03/2001).

2001 - Termo de Cooperação entre a Universidade Estadual de Maringá e a Prefeitura Municipal de Umuarama (Res. 282/2001-CAD, de 17/05/2001).

2001 - Termo de Cooperação da Prefeitura Municipal de Umuarama com a Universidade Estadual de Maringá (Lei Municipal 2.393, de 31/08/2001).

2002 - Implantação dos cursos de graduação em Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente e Tecnologia em Alimentos, no CAU/CTC.

2002 - Implantação dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Agronomia, no CAU/CCA.

2003 - Aprovação da criação do Campus Regional de Umuarama, com a alteração do Estatuto da Universidade (Res. 024/2003-COU, de 01/09/2003).

2007 - Criação do Departamento de Medicina Veterinária (DMV).

2009 - Criação do Departamento de Tecnologia (DTC).

2010 - Criação do Departamento de Ciências Agrárias (DCA).

2010 - Implantação dos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, no CAU/CTC.

2013 - Criação do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PAG).

2015 - Criação do Programa de Pós-graduação em Produção Sustentável e Saúde Animal (PPS).

2016 - Criação do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade (PSU), em parceria com o IFPR.

2017 - Criação do Departamento de Meio Ambiente (DAM).