Trote Solidário Arquitetura

Ação consiste em reformar uma instituição vulnerável e introduzir os alunos na prática viva do curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove, nos dias 19 e 20 de agosto, o tradicional trote solidário, que este ano ocorrerá no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Adelaide Dezotti Tonon, na cidade de Sarandi.  

Serão realizadas revitalizações nos espaços físicos como: melhor organização, pintura dos ambientes, pequenos consertos de portas e janelas, elaboração de murais, paisagismo, entre outras melhorias. Os alunos ainda buscam patrocínio e doações de brinquedos para a instituição.  

A tradicional ação ocorre a quase 20 anos no curso em entidades, cujo público alvo são comunidades vulneráveis com instalações viáveis de intervenção pelos estudantes. Além disso, pretende substituir o trote violento pela prática viva da Arquitetura.   

A edição deste ano busca ressaltar os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão, permitindo o exercício da capacidade de organização, o trabalho em equipe e a sensibilização para o papel social do arquiteto urbanista. O trote solidário também permite a integração entre as turmas, que esse ano contará com um número maior de participantes pela junção das turmas que não realizaram o trote devido à pandemia da Covid-19 e os calouros de 2023.   

A atividade está sendo organizada por uma comissão de acadêmicos e pela coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo, Leonardo Cassimiro Barbosa e Beatriz Fleury e Silva.  

Para outras informações acompanhe o Instagram: @trotesolidario.arqurb.