auto barca 01

Na segunda-feira, 7 de agosto, o Colégio Estadual de Campo Mourão, em parceria com o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza o evento “Educação Fiscal em Cena”. Serão três horas de programação com diversas atrações que misturam arte e educação.

A manhã começa com a palestra show  “A Educação, a Constituição e a Construção da Cidadania”, ministrada pelo professor Marcílio Hubner junto com o grupo Abaecatu. Em seguida, haverá uma apresentação da peça “O Auto da Barca do Fisco”, para que o público possa aprender mais sobre a importância social e econômica dos impostos.

As atividades apresentadas são parte dos projetos de extensão da UEM “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” e “Música e Poesia para Falar de Ciência, Meio Ambiente e Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e internacional”, desenvolvidos, desde 2005, em parceria com o Observatório Social de Maringá.

A iniciativa tem como objetivo a conscientização da população não apenas a respeito da relevância dos tributos fiscais para a sociedade, mas também sobre seus direitos como cidadão. “Através do aprendizado não convencional, a plateia pode compreender melhor como saber se esses recursos estão sendo utilizados corretamente e quais são seus direitos como contribuintes”, destaca o professor Marcílio.

O evento, além de abranger escolas e ensino técnico da cidade, será aberto ao público, gratuitamente. O local de apresentação é o Teatro Municipal de Campo Mourão. As atividades terão início às 8h50.

Texto redigido com a colaboração da bolsista do Mudi Isadora Monteiro, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM