sarandi

Objetivo é colaborar com a preparação dos estudantes para participarem de um Concurso de Redação

Na sexta-feira, dia 4 de agosto, o Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM), apresenta a palestra show “A Educação, a Constituição e a Construção da Cidadania”, no Colégio Estadual Jardim Panorama, em Sarandi. O objetivo é colaborar com a preparação e motivação dos estudantes para participarem do Concurso de Redação do Observatório Social de Maringá. O encontro terá como pauta a Cidadania Fiscal e vai ocupar três horas do horário matutino da escola.

O palestrante é o professor da UEM Marcílio Hubner, que estará acompanhado do grupo Abaecatu. O trabalho faz parte dos projetos de extensão, “Música e Poesia para Falar de Ciência, Meio Ambiente e Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” e “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional”, iniciados em 2005, pelo Observatório Social de Maringá em parceria com a UEM.

A peça traz a pauta de preservar os bens públicos, além da crítica social à corrupção. Busca, ainda, desenvolver reflexões sobre a Constituição da República Federativa do Brasil, como o artigo três, seis e 205, de 1988. Exigindo da população uma atuação contra a corrupção e ao mal uso do dinheiro público, sonegação, pirataria e contrabando.

A palestra é uma ação conjunta do Mudi, o Observatório Social de Maringá, da Receita Federal, Receita Estadual e da Associação dos Amigos do Mudi (Amudi).

Texto redigido em colaboração com bolsista de Bruna Mendonça, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM