Filosofia

Se pretende com este curso de extensão, promover introdução à discussão de temas sobre à obra de Charles S. Peirce

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza o curso de extensão “Acaso, probabilidade e indução”. O evento vai ocorrer em quatro encontros, entre os dias 2 e 25 de agosto, no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), bloco H35, sala 7, no câmpus sede. Podem participar estudantes de graduação e pós-Graduação do curso e demais interessados.

Segundo o coordenador, o professor Max Rogério Vicentini, “pretende-se com este curso de extensão promover uma introdução à discussão de temas sobre à obra de Charles S. Peirce, sem, contudo, se restringir às ideias desse autor. Serão abordadas as noções de acaso, indução e probabilidade tanto a partir da perspectiva peirceana quanto de autores que contribuíram para o desenvolvimento da discussão filosófica sobre esses temas. Objetiva-se fornecer elementos a partir dos quais se possa pensar conceitos centrais tanto ao método científico quanto às aplicações contemporâneas de tecnologia da informação e comunicação”.

A ideia do curso de extensão surgiu a partir da publicação do livro C. S. Peirce - Acaso, probabilidade e indução: escritos selecionados. O professor Pablo Rubén Mariconda, da Universidade de São Paulo (USP), que ministrará a primeira aula, sobre elaboração de hipóteses científica, é editor chefe e idealizador do projeto do livro, para o qual contribuíram o professor Vicentini (UEM) e o professor Cassiano Terra Rodrigues, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com traduções, notas e com a elaboração da introdução.

Vicentini ministrará a segunda aula, sobre a defesa peirceana do acaso e o desenvolvimento de uma concepção estatística de leis científicas; Rodrigues ministrará a terceira aula, sobre a confiabilidade dos raciocínios empregados no fazer científico. Na última aula do curso, Jaime Alfaro Iglesias (UEM), especialista na obra de Peirce, abordará a probabilidade a partir do ponto de vista pragmatista. Trata-se de temas seminais, de grande importância para os estudiosos da obra de Charles S. Peirce, os participantes do curso terão acesso a uma introdução aprofundada sobre aspectos da lógica da probabilidade e da indução que estão na base da concepção de ciência de Peirce.

A programação do evento e as inscrições podem ser acessadas por meio deste link.