2023 07 28 JUPS Apresentacao de Trofeus 8903

Segundo lugar na classificação geral dos JUPs, e em primeiro entre as universidades públicas

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), ficou em segundo lugar na classificação geral dos Jogos Universitários Paranaense (JUPs) e em primeiro entre as universidades públicas. Nesta manhã (28), a reitoria recebeu os atletas premiados durante os jogos. 

O reitor Leandro Vanalli parabenizou todos os atletas e técnicos que estiveram presentes nos jogos universitários, e reforçou que a UEM, com uma brilhante participação, foi vencedora dentre as universidades públicas. A vice-reitora, Gisele Mendes, relembrou que o direito e a promoção ao esporte estão na Constituição Nacional; a UEM também é um grande espaço onde o esporte pode ser vivenciado e proporcionado. 

O coordenador geral da CDR, Adolpho Cardoso Amorim e o coordenador adjunto, Alexandre Miyaki, destacaram que apesar das condições mínimas de treinamentos para as modalidades, conseguiram viabilizá-los. “A falta de espaço físico e materiais é um dos aspectos que limitam a melhora do desempenho esportivo da UEM. A CDR busca pelas melhorias nos espaços e na política esportiva da instituição, para incentivar a prática esportiva entre os acadêmicos. Nesse sentido, há um esforço junto à reitoria para implantação de projetos e implementação de espaços para incentivar as práticas esportivas dentro da instituição” afirmam. 

Algumas das principais conquistas foram o Troféu Disciplina para a universidade que mais praticou o Fair-Play dentro e fora de campo, e o segundo lugar geral na competição. Houve também o aumento de atletas no JUPs de 164 em 2022 para 201 atletas em 2023. A pontuação geral nos jogos teve um salto de 231 para 240 de 2022 para 2023, havendo somente 30 pontos de diferença para a primeira colocada.