capa

Nos dias de congresso serão realizadas atividades paralelas ao evento e também serão lançados 12 livros

Galeria de fotos

Começou hoje (20), às 8h, no auditório da Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o III Congresso Ibero-americano de Educação, Sociedade e Cultura (Ciesc), o III Colóquio Internacional Educação e Interculturalidade e a X Jornada de Políticas Públicas e Gestão Educacional. Participaram da abertura o reitor Leandro Vanalli e a vice-reitora Gisele Mendes. A abertura contou com a apresentação do Coral “Vozes da Inclusão”, com 40 participantes, formado por pessoas com deficiência (PcDs), dirigidos pela maestrina Mariana Hammerer e pelo pianista Diego Contiero. 

 

reitor

 

Após a apresentação, o reitor Leandro Vanalli agradeceu a todos que trabalharam por 23 meses para organizar o evento. Segundo ele, “um congresso dessa monta não é fácil, ele é composto de um milhão de pequenas coisas, as quais juntas tornam ele tão especial e tão importante neste momento de reconstrução. Então quero dizer que a UEM é casa de todas as pessoas, pois nossa gestão está sempre à disposição de todos os centros, aqui especialmente, o Centro de Ciências Humanas, para eventos tão importantes com esse”.

 

jani

 

A coordenadora geral dos eventos, professora Jani Alves da Silva Moreira, admitiu a necessidade de recuperarmos o que foi esquecido e negado pela nossa história e ancestralidade. “Esses três eventos buscam problematizar o sistema ex-colonizador e universalizante e seu respectivo modelo de formação docente, com intuito de ressignificar as epistemologias, de pensar políticas nacionais inclusivas e interculturais. De repensar nossas metodologias educacionais, para reconhecermos a diversidade de identidades culturais em suas múltiplas possibilidades, de ser, pensar, agir e de viver. Assim, propomos 10 GTs que vão discutir desde a educação intercultural e movimentos sociais; educação escolar indígena, educação e relações étnico-raciais; as migrações; educação, gênero e sexualidade; as pedagogias de coloniais; o bem-viver, os direitos da natureza; as filosofias da educação e a sobreculturalidade”, afirma ela.

 

gisele

 

Na sequência, a vice-reitora Gisele Mendes disse que “se a gente continuar justificando essa diferença entre intercultural, podemos ter problemas e podemos ter desigualdades, e, infelizmente, a ruptura com princípio da dignidade da pessoa humana, que é aquilo que nos une, que nos faz diferente dos animais, a nossa essência. Eu acho que a gente nunca deve se esquecer disso e que o congresso seja muito profícuo com essas temáticas. A atividade permanece no último princípio de continuação e proteção da pessoa humana, no mais é respeito a todas as culturas de forma igualitária e sem a preponderância e sem a supremacia de nenhuma sobre as demais”.

 

ravagnani

 

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, “é muito importante a gente, em um evento como esse, perceber que a UEM começa internacionalizar algumas questões importantes para a nossa infraestrutura cultural e começamos a pesquisar a cultura e dar valor a isso. Durante muito tempo no nosso país essa área foi marginalizada, os pesquisadores que atuaram eram desprezados em relação à pesquisa técnica das áreas da saúde, tecnologia e ciências exatas. Não tenho dúvidas que, em poucos anos, teremos uma realidade diferente e vamos resgatar aquela presença do negro, do indígena os quais durante muito tempo foram desprestigiados por um movimento que negou a ciência e raízes que a gente tem”.

 

pozzer

 

O professor da Universidade Regional de Blunenau (Furb), Adecir Pozzer, e representante do coordenador da Universidade de Salamanca (Usal), professor José Maria Hernandes, deseja que esse seja mais um dos grandes eventos organizados pela UEM, “e que não se encerrem em si, mas se estenda em outros momentos e que nós possamos, a partir das inúmeras conversas, diálogos, intercâmbios, construir essências, reconstruções de um país, da América Latina a qual historicamente invisibilizou identidades, culturas e alteridades”.   

 

geral

           

Os eventos estão ocorrendo em formato híbrido, nas dependências da UEM, em regime de co-organização com a Universidade de Salamanca (USAL/Espanha), Universidade Católica de Manizales (UCM/Colômbia), Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o apoio e parceria de uma rede de outras instituições, grupos de pesquisa, organizações estudantis e movimentos sociais.

Contribuem com o evento, os palestrantes internacionais, os professores: José María Hernández Díaz, da Universidad de Salamanca (USAL), Espanha; Ricardo Florentino Salas Austrain, da Universidad Católica de Temuco (UCT), Chile; Sandra de Las Lajas Torres e Didier Andrés Ospina Osorio, da Universidad Católica de Manizales (UCM), Colômbia.

Nesses dias de congresso serão realizadas atividades paralelas ao evento, como a volta histórica pela cidade de Maringá (21), com saída às 14h, em frente a BCE da UEM. Sábado (22), a visita será na Escola Milton Santos de Agroecologia (MST), com saída às 8h30, também da BCE. Os ônibus para os participantes serão cedidos pela Prefeitura Municipal de Maringá (PMM). Também durante o congresso serão lançados 12 livros (link fotos).

Todas as informações sobre o evento, inclusive a programação, podem ser acessadas por meio deste link.

Também estiveram presentes: a coordenadora geral do congresso, a professora Jani Alves da Silva Moreira, o professor da Furb, Adecir Pozzer, representando os órgãos públicos municipais de Maringá, o secretário de Cultura de Maringá, João Vitor da Silva Simeão, a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilza Sanches Tessaro Leonardo, o pró-reitor de Ensino da UEM, professor Marcos Vinicius Francisco,  o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, a chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), professora Maria Christine Berdusco Menezes, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, professora Rosangela Célia Faustino, demais autoridades, professores, agentes universitários, acadêmicos de graduação e de pós-graduação, profissionais da imprensa e demais convidados.