Captura de tela 2023 07 20 170319

Ciclodextrina pode surgir da conversão do amido e aplicada em áreas como a farmacêutica, alimentícia, entre outras

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi contemplada com uma Carta Patente, emitida no dia 18 de julho de 2023 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A concessão foi intitulada “Processo para produção de ciclodextrinas em bateladas sequenciadas”, que tem como inventores responsáveis os pesquisadores Graciette Matioli e Vanderson Carvalho Fenelon.

Agora, com esta concessão, a instituição conta com 64 patentes concedidas em toda sua história e aguarda, ainda, a análise de outros 70 pedidos que estão depositados juntos ao INPI. A área de aplicação é da Biotecnologia. Ciclodextrinas são moléculas cíclicas, formadas por unidade de glicose, capazes de complexar diversas substâncias e promover sua estabilização, solubilização e proteção.

Desta forma, esse invento tem por finalidade aumentar o rendimento da produção desta molécula de ciclodextrinas e a seletividade por meio de enzima proveniente por meio do microrganismo isolado do solo. Para isso, é utilizado um sistema de ultrafiltração para a separação de ciclodextrinas, impedindo que atuem como produtos inibitórios. Concomitantemente, a recuperação de enzima permite sua reutilização e melhor aproveitamento por meio de bateladas sequenciadas.

Diferencial

A tecnologia proposta poderá ser aplicada na indústria para a conversão do amido em ciclodextrinas. Por sua vez, as ciclodextrinas, cuja abreviatura é “CDs”, são de grande interesse industrial e têm alto valor agregado, com vasta aplicação nas áreas farmacêuticas, alimentícias, cosméticas, têxtil, química, entre outras.

A pesquisa tem como diferencial o fato de que não existe produção de ciclodextrinas no Brasil, o que restringe a sua fabricação. A produção em larga escala contribuirá para redução de custos da molécula, possibilitando o aumento de sua aplicação nas indústrias brasileiras e até mesmo da sua importação.

Pelas propriedades que apresentam, as CDs são usadas na indústria alimentícia para aumentar a estabilidade de componentes dos alimentos susceptíveis à ação da luz, da temperatura e da oxidação, além de diminuir a velocidade de perda dos compostos voláteis presentes.

O processo apresentado para a produção de ciclodextrinas em batelada sequenciada e ultrafiltração é simples e dispensa reatores sofisticados. O diferencial desta invenção patenteada é caracterizado pela combinação de condição que maximizam o rendimento e a produtividade da molécula, tais como o modo operacional, a composição do meio, a presença do etanol, o ajuste da temporização da batelada e a separação das ciclodextrinas por ultrafiltração.