WhatsApp Image 2023 07 13 at 14.19.15

Maria Elizabeth Dumont Negrelli é intérprete de Libras e guia-intérprete; nomeação foi divulgada hoje (13)

A mestre em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e especialista em Educação Especial e em Libras, Maria Elizabeth Dumont Negrelli, assumirá a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. O anúncio da sua nomeação foi divulgado hoje (13) por meio do prefeito de Maringá, Ulisses Maia.  

Segundo a Prefeitura Municipal de Maringá (PMM), Negrelli assumirá a pasta nos próximos dias. Ela é egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei/UEM), atuou como professora de Educação Física e Libras, durante 26 anos na Escola de Surdos/Ampacin - colégio bilíngue para surdos de Maringá - que funciona no câmpus-sede da UEM. É a 15ª mulher nomeada como secretária da atual gestão municipal a ocupar o primeiro escalão da PMM.  

Atualmente, concursada pelo Estado, ela atua no Centro de Apoio aos Surdos (CAS) e aos profissionais da área de surdez que também presta atendimento a pessoas com surdocegueira. Maria Elizabeth Dumont Negrelli disse que, ao assumir a pasta, pretende valorizar ainda mais a Educação Especial, área em que sempre atuou, e trabalhar na capacitação e qualificação de profissionais, para atender crianças e adolescentes que necessitam de atendimento especializado. 

Negrelli aguarda a sua liberação do cargo para assumir Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.  "Precisarei analisar a infraestrutura dos espaços, acesso à cultura, lazer e todos os pontos que fazem parte da Constituição Federal. Esta pasta é relevante, porque contemplará, verdadeiramente, a inclusão", antecipou. A mestre disse também que é preciso ter um olhar com mais sensibilidade para todas as questões sociais e, por isso, à frente dessa gestão, pretende fazer o melhor possível.

Maria Elizabeth Dumont Negrelli é graduada em Educação Física (1996 - UEM) e em Letras/Libras (2019 - Faculdade Eficaz); pós-graduada em Educação Especial Infantil e Fundamental (1998 - UEM), em Doenças Infecciosas e Parasitárias e a Saúde do Homem (2005 - UEM) e em Libras - Língua Brasileira de Sinais (2013 - Centro Universitário Leonardo da Vinci). Possui proficiência em Libras pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e é guia-intérprete e instrutora mediadora pelo Grupo Brasil e AHIMSA (2011), além de professora do quadro próprio do magistério (QPM) e Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Atualmente atua como intérprete de Libras e guia-intérprete no Centro de Apoio ao Surdo e aos profissionais da educação de surdos na Seed. Ela é mestre em Educação Inclusiva pelo Profei/UEM.