Jojups Apucarana 2023

É a maior equipe do Estado, com 220 estudantes, nesta que é a principal disputa entre atletas universitários do PR

A delegação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2023, organizada pelo Departamento de Educação Física (DEF), bateu recorde de inscritos, com cerca de 220 atletas, sendo a maior do Paraná. Os professores Adolpho Amorim e Alexandre Miyaki da Silveira e o servidor Ricardo Bim, da Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR), estão à frente da delegação que conta com a participação de acadêmicos de vários cursos da UEM.

Os professores e técnicos treinaram as equipes, apesar das dificuldades, como a falta de espaço físico e materiais. Os atletas treinaram nos horários de almoço, fim de semana e após às 23h. A coordenação está confiante em bons resultados. A UEM sempre teve a tradição de se destacar nos Jogos Universitários do Paraná (JUPs) e nos últimos anos é a universidade pública melhor colocada na competição, conquistando o vice-campeonato nas quatro últimas edições.

A CDR está empolgada com a participação dos atletas e dos técnicos que treinam e acompanham as equipes de forma voluntária. A coordenação buscou em todos os âmbitos oferecer todas as condições mínimas para incentivar o esporte universitário, como por exemplo disponibilizar locais e materiais para treinamentos e a academia para complementar a preparação dos atletas.

A competição é uma promoção do governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (SEES), em parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU) e da Prefeitura de Apucarana. Iniciados no sábado (8), os jogos prosseguem até quinta-feira (13).